Energia

Renováveis abastecem 81% da eletricidade em janeiro em Portugal

Em janeiro, as condições foram muito favoráveis para a produção hidroelétrica
Texto
Barragem/Centro de produção de energia hídrica (foto: REN)
Barragem/Centro de produção de energia hídrica (foto: REN)

As energias renováveis estão a abastecer cada vez mais Portugal. No primeiro mês de 2024, 81% da eletricidade consumida veio de origens limpas, com a produção hidroelétrica a ser a principal fonte.

De acordo com informações apresentadas pela REN - Redes Energéticas Nacionais, as condições meteorológicas fizeram com que a produção hidrelétrica estivesse em alta, permitindo assim que representasse 47% do consumo no mês de janeiro.

Por outro lado, o clima não esteve tão favorável para as energias eólicas e solares que tiveram um índice de produtividade mais baixo. Apesar disso, foi no dia 16 de janeiro que as centrais eólicas atingiram a potência mais elevada de sempre.

Assim, em janeiro, dos 81% de energias limpas usadas, a produção hidroelétrica representou 47%, a eólica 25%, a biomassa 5% e a fotovoltaica 4%.

A produção não-renovável continua também a gerar eletricidade, sendo que em janeiro, as centrais a gás natural abasteceram 14%. Os restantes 5% foram garantidos com energia importada.

A REN refere ainda que o consumo de energia elétrica teve um crescimento homólogo de 1,6% em janeiro, que chega aos 3% com correção dos efeitos de temperatura e números de dias úteis.

Ao contrário da tendência que se tem verificado ao longo dos meses, o consumo de gás natural aumentou, neste caso em 6,4%.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade