Energia

EDP Renováveis vai desenvolver projetos solares e eólicos na Austrália

Com a aquisição de empresa local de energias renováveis, EDP Renováveis expande para a Austrália
Texto
EDP Renováveis na Austrália (foto: divulgação)
EDP Renováveis na Austrália (foto: divulgação)

A EDP Renováveis (EDPR) continua a expandir a sua presença no mundo e chegou agora à Austrália. A empresa de produção de energia renovável pretende agora desenvolver projeto de energia solar e eólica, assim como de armazenamento, neste país.

A entrada no mercado australiano foi feita através da aquisição da ITP Development (ITPD), uma empresa local de energias renováveis. Desta forma, a EDPR fica com projetos de energia solar e eólica na Austrália com capacidade total de 1,5 GW em várias fases de desenvolvimento. A EDPR tem também possibilidade de criar soluções inovadoras de armazenamento.

Os projetos estão localizados maioritariamente no leste da Austrália, mais concretamente em Nova Gales do Sul e Queensland.

O portefólio da EDPR inclui também um projeto solar fotovoltaico de 480 MWp e um projeto de armazenamento de energia de 200 MW em Queensland, já em fase de desenvolvimento, e que deverá começar a produzir energia em 2026.

Atualmente, cerca de 38% da produção de eletricidade na Austrália vem de fontes renováveis, sendo que o objeito é alcançar os 82% até 2030.

A EDPR conta já com mais de 26 GW de capacidade instalada em todo o mundo, dos quais mais de 22 GW são projetos solares, eólicos e hídrico. Até 2030, a empresa energética pretende ter 50 GW de energia renovável e tornar-se uma empresa 100% renovável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade