Energia

Parque híbrido eólico e solar da EDP Renováveis já produz energia limpa

Projeto eólico-solar é o primeiro de Espanha
Texto
Projeto híbrido eólico-solar em Espanha da EDP Renováveis (foto: divulgação)
Projeto híbrido eólico-solar em Espanha da EDP Renováveis (foto: divulgação)

O primeiro parque híbrido eólico-solar de Espanha já está a gerar energia. A EDP Renováveis, responsável pelo projeto, anunciou que a conexão à rede foi feita com sucesso.

É em Santa María del Cubillo, na província de Ávila, que está este parque. Inaugurado inicialmente em 2000 como parque eólico, conta com 22 turbinas eólicas com capacidade instalada de 14,5 MW e, agora, também 25 mil painéis solares fotovoltaicos bifaciais, ou seja, com capacidade de captar raios solares dos dois lados.

Graças aos painéis solares e às turbinas eólicas, o parque híbrido tem uma capacidade instalada combinada de 28,75 MW, o que irá permitir a produção de 58 GWh de eletricidade por ano, energia suficiente para dar luz a 17 mil casas.

Em comunicado, a empresa energética salienta que conectar à rede o primeiro parque híbrido de Espanha marca mais um avanço no setor elétrico do país, já que aumenta a produção de energia renovável a partir de um único ponto.

Além disso, é explicado que os parques híbridos têm a vantagem de produzir energia de forma mais contínua, já que quando uma fonte está inativa por falta de recursos naturais, a outra poderá estar a funcionar.

Com este projeto, a EDP Renováveis refere ser a primeira empresa a lançar projetos com tecnologias híbridas em Portugal, Espanha e Polónia. Nos próximos meses, outros dois parques híbridos deverão entrar em operação em Espanha.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio
Sabes como guardar sobras de conservas, abacate ou tofu?