Sustentabilidade

Bombeiros recebem apoio de 270 mil euros com recolha de equipamentos elétricos

A recolha de pilhas e equipamentos elétricos usados por parte dos bombeiros portugueses resultou num apoio de 270 mil euros
Texto
Quartel Electrão 2021
Quartel Electrão 2021

Os bombeiros portugueses recolheram cerca de 2300 toneladas de equipamentos elétricos e pilhas em 2023. A recolha, realizada no âmbito da campanha Quartel Electrão, resultou num apoio de 270 mil euros, um valor recorde, que será atribuído às associações que participaram.

Nesta que foi a oitava edição da campanha Quartel Electrão participaram 201 associações de bombeiros de todo o país que conseguiram sensibilizar e mobilizar a população e empresas para a importância de fazer a reciclagem de resíduos elétricos.

Os bombeiros que participaram na campanha conseguiram recolher um total de cerca de 2300 toneladas de equipamentos – 11 toneladas de pilhas e baterias, 26 toneladas de lâmpadas e 2258 toneladas de equipamentos elétricos usados – que foram enviados para reciclagem.

Desde que o projeto Quartel Electrão arrancou há 12 anos que já recolheu e enviou para reciclagem 14 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.

Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação de 75 euros, mas há ainda outros prémios, como uma viatura nova de combate a incêndios ou um incentivo extra para associações que recolhem mais de 30, 45 e 60 toneladas.

São também entregues prémios regionais, prémios para as associações que recolhem mais pilhas e lâmpadas e para o novo quarte que mais se destaca na recolha.

Bombeiros - AWAY
Bombeiros que participam na campanha Quartel Electrão (foto: Electrão)

Este ano, a nova viatura vai para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz que recolheram o maior volume de equipamentos, com 97 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados. Recebem também 7242 euros em prémios.

A 9.ª edição do Quartel Electrão já arrancou em janeiro deste ano e termina a 30 de novembro. No site é possível encontrar o quartel aderente mais próximo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade