Mobilidade

Carro com avarias? Pode ser do AdBlue e a DECO quer que denuncies

Vários modelos de automóveis podem estar a ter problemas com o sistema de aditivo contra emissões de gases
Texto
AdBlue (foto: Somer/Flicrk)
AdBlue (foto: Somer/Flicrk)

Para cumprir com as exigentes normas de poluição, em especial a partir da EURO 6, vários fabricantes de automóveis com motores de combustão foram obrigados a encontrar soluções que possibilitassem a redução de gases poluentes. Uma delas, o AdBlue, pode estar a ser uma dor de cabeça para alguns proprietários.

O AdBlue é um aditivo que é usado, em particular, nos motores de combustão a gasóleo como forma de auxiliar a redução das emissões, em especial de óxido de azoto e nitrogénio. Funciona não como um aditivo de combustível, mas sim como um fluído auxiliar. Os veículos normalmente alertam quando é necessário repor e não há maiores problemas conhecidos, mas, ainda assim, em caso de dúvida, os proprietários devem aconselhar-se com o fabricante de como proceder.

Mas apesar de amplamente testado e utilizado por praticamente todos os construtores a nível mundial, o sistema que gere este aditivo parece estar na base de alguns problemas recentes (anomalias e avarias) com veículos automóveis, em especial alegadamente de algumas marcas francesas, o que tem gerado idas e gastos extra em oficinas.

poluição - away
Legenda

A informação é avançada pela DECO Proteste que durante o início de junho emitiu um comunicado a alertar os proprietários que possam estar a sofrer anomalias, nomeadamente indicação de falha no motor e que possam estar a ser confrontados com necessidade de reparações onerosas, a que denunciem a situação (podem usar este link para ver como proceder).

Alegadamente há marcas que tem conhecimento deste problema que poderá estar inclusive identificado na origem, e que, de acordo com a DECO Proteste devem assumir os custos das reparações e eventuais compensações aos proprietários.

Por isso se o teu computador de bordo indica anomalias neste sistema deverás contactar sempre o representante do fabricante ou uma oficina autorizada, mas também poderás aconselhar-te junto da DECO para esclarecer algumas dúvidas. Pode ser que no teu caso exista base para uma eventual denúncia às autoridades.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP. É aqui que vão estar em maio
Microcarro da Silence tem bateria amovível que se transporta como uma mala
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras