O Polestar 1 vai terminar a produção no final deste ano e o híbrido de performance vai assinalar o fim do seu ciclo com uma edição especial a dourar a despedida.
O primeiro carro de produção da marca de performance da Volvo Cars vai ‘retirar-se’ e deixa saudades aos seus criadores, mas fá-lo depois de ter plantando as sementes para a sua sucessão, como refere o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath.
“Custa a acreditar que o nosso belo carro chega ao fim da produção no final deste ano. Forçámos os limites com este carro não só em termos de engenharia, mas também de design e execução. O Poilestar 1 deu o tom para a nossa marca e os seus genes são evidentes no Polestar 2.”
O Polestar 1 tem uma estrutura de baixo peso feita com um polímero reforçado em fibra de carbono e recorre a componentes de alto desempeno como travões Akebono e amortecedores Öhlins.
O híbrido de performance dispõe de um motor a gasolina de 2,0 litros de 4 cilindros turbo de tração dianteira e de dois motores elétricos no eixo traseiro com vectorização de binário. O Polestar 1 uma potência combinada de 619 cv e um binário máximo de 1.000 Nm oferecendo uma autonomia em modo exclusivamente elétrico de 124 km.
“Este carro não foi desenhado para caber num caixa. Não o desenhámos para competir com outros carros nem para servir um tipo específico de clientes. O Polestar 1 tratou de ser o ultrapassar dos nossos limites, explorar uma nova era para a Polestar e lançar a marca com uma forte declaração.”
Cumprida esta missão, o Polestar 1 retira-se com uma despedida em tom dourado mate da edição especial que vai assinalar o fim da produção com 25 exemplares. O contraste entre o dourado e o negro que se destaca entre o capô e a grelha, por exemplo, vai estar presente em vários elementos do carro como entre as pinças dos travões e as jantes ou nas costuras dos bancos.