Novidades

Renault 4L e-Plein Air renasce em versão elétrica

Regresso ao futuro de um automóvel clássico
Texto

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e, já agora, aviva-se a imaginação que aguça o engenho.

É o que se pode dizer da ideia de transformar o mítico Renault 4 L num veiculo elétrico. O e-Plein Air é um prototipo que presta um legítimo tributo ao icónico Renault 4L descapotável, e o resultado da colaboração entre a Renault Classic, Renault Design e a Melun Retro Passion, empresa especialista no fabrico de peças de automóveis clássicos entre 1950 e 1990.

Este Renault 4L elétrico foi apresentado recentemente em França durante a 10.ª edição do evento que reuniu fãs do épico Renault 4, provenientes de 20 países diferentes.

Com pouco mais de 500 unidades produzidas entre o final da década de 60 e o início da década de 70, esta mítica versão da 4L dedicada ao verão está agora preparada para respirar um novo fôlego, devidamente ajustado à realidade do presente ou do futuro da mobilidade.

Este -Plein Air  foi construído sob a plataforma JP4, uma plataforma mais curta do Renault 4, sem portas e tejadilho, com apenas dois lugares dianteiros e uma área de carga situada atrás dos bancos, onde foi colocado um 'kit piquenique'. De resto o e-Plein Air manteve-se fiel ao design original da carroçaria do 4 L.

Num olhar mais atento percebemos que pequenos apontamentos acabam por nos transportar neste clássico para os dias de hoje. Entre eles destaca-se o painel de instrumentos totalmente original de onde sobressai um quadrante digital. 

O e-Plein Air é um veículo elétrico e por isso não precisa de gerar arrefecimento no compartimento do motor, o que leva a que a grelha frontal surja tapada.

Este 4L elétrico faz uso do mesmo sistema de baterias que o Renault Twizy, o que lhe permite rodar em silêncio e neutralizar emissões poluentes para a atmosfera.

Mantendo-se fiel as dimensões do motor do 4L original, o novo e-Plein Air não faz da potência o seu maior trunfo, desenvolvendo 17 cavalos a partir da bateria de 6,1 kWh, atingindo, dessa forma, uma velocidade máxima de 80 km/h.  

Em matéria de autonomia este e-Plein Air não vai muito longe já que entre cada carregamento consegue realizar cerca de 100 km. Mas, ainda assim, o suficiente para uma deslocação à praia em grande estilo.

A Renault já fez saber que o 4L e-Plein Air vai estar na próxima edição do “Epoqu’Auto” show , que terá lugar na cidade francesa de Lyon, no próximo mês de novembro e que até lá a marca vai decidir se levará este novo modelo para o seu museu de raridades ou se vai produzir este elétrico Renault 4L e-Plein Air.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade