Novidades

Vendido em leilão: Lotus Esprit S1 de 1977 atingiu 68.500 euros

Inteiramente restaurado com apenas 43,4 mil quilómetros, um Lotus Esprit S1 de 1977 foi a leilão a 26 de junho em Syon Park, no Reino Unido e esteve perto dos 70 mil euros
Texto

(Artigo atualizado a 29.06.2021 com o preço atingido em leilão)

O London Classic Car Show teve lugar em Syon Park, no Reino Unido, nos dias 26 e 27 de junho. Neste evento grandes aficionados do automóvel juntaram-se (presencialmente e via online) para participar num leilão onde marcaram presença algumas raridades automóveis. 

Os modelos em exposição podiam ser vistos em Classic Car Auctions

Audi quattro 20V vendido por 61 mil euros

Uma das estrelas deste leilão foi este magnífico exemplar Lotus Esprit Series 1 de 1977, uma das mais belas criações de Giorgetto Giugiaro na Italdesign, que pode desde já ver na nossa galeria.

Os especialistas da CCA estimavam que o modelo pudesse atingir em leilão um valor entre 58 mil e 68 mil libras (aproximadamente 67 mil a 79 mil euros)

Leilões a ferver: Ferrari 250 Europa GT de 1955 alcançou 1,83 milhões de euros

Este Lotus Esprit S1 foi completamente restaurado com imenso detalhe e surgiu em leilão com apenas 27.000 milhas (43,4 mil kms) no odómetro o que atesta bem o seu valor.

Este modelo tem mais de 2 mil horas de mão de obra e representou um investimento de 35 mil libras (aproximadamente 40 mil euros). A cor foi recuperada exatamente de acordo com o original cor-de-laranja Lotus pelos especialistas SMS Autospray (Cranfield, Reino Unido), reconhecidos pela dedicação à Lotus.

 

O proprietário atual explica a história do modelo:

“O carro esteve parado num jardim desde 1992 e foi vendido a um entusiasta Lotus em 2018. Mas ele estava muito ocupado para fazer o restauro e vendeu-o a mim”

O trabalho de chassis exigiu uma remoção total do esqueleto principal e sua renovação.

O motor, montado em posição longitudinal atrás dos passageiros, foi inteiramente recuperado, mantendo o seu número de série original intacto. O Espirit S1 oferece um motor 2 litros 16 válvulas, 4 cilindros em linha com duplo carburador. A potência máxima anunciada é de 116 kW (158 cavalos) atingida a 7.000 rpm. O binário máximo é da ordem dos 190 Nm.

A caixa manual de cinco velocidades foi toda recuperada e a suspensão é inteiramente nova (estes dois elementos apresentam também o número de série original), tal como os travões e a direção. Toda a cablagem e circuitos elétricos são igualmente novos.

O trabalho de mecânica e recuperação esteve a cargo da Allon White Sportscars, incluindo afinação do motor, set-up da suspensão, alinhamento de direção e rodas. Foi ainda realizado um teste MOT (teste de segurança).

Destaque para a recuperação das originais jantes Wolfrace de 14 polegadas, um modelo que hoje seria impossível encontrar usado ainda para venda, tal como outros elementos, como, por exemplo, os espelhos retrovisores e alguns elementos na carroçaria.

O interior foi inteiramente refeito à época como se tivesse acabado de sair de fábrica, com um trabalho da SJ Sportscars onde é possível observar um padrão xadrez “tartan” em laranja e os elementos de apoio em verde. Os tapetes e demais aplicações em tecido foram igualmente restauradas a 100 por cento em cor-de-laranja.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida