Passaram apenas uns anos desde que a primeira scooter elétrica da BMW chegou ao mercado. Chamava-se C-Evolution e tinha a sua bateria como peça central de um conjunto que era construído em torno desta. Parecia um conceito estranho, mas tinha um visual aproximado do resto da gama e deslizava pelas avenidas da cidade como nenhum outro veículo de duas rodas que tínhamos testado até aquele momento.
Em perfeito silêncio, mas com um desempenho incrível. E agora, a nova interpretação deste conceito está prestes a chegar.
As primeiras informações e imagens dizem-nos que se chama apenas BMW CE 04. Tem um visual futurista, que parece ter saído de Blade Runner, com tons escuros e alguns elementos em laranja, mas com um desenho que inclui zonas estranhas e pouco comuns, mas que acabam por nos deixar com vontade de experimentar.
O visual de scooter é mais do que óbvio e nem falta um espaço para arrumar o capacete depois de o usarmos, mas num compartimento lateral e não na posição tradicional sob o assento.
O motor elétrico da nova CE 04 está montado no quadro tubular de aço, entre a bateria e a roda traseira, numa solução semelhante à usada nos automóveis. Tem uma potência máxima declarada de 42 cavalos (existe também uma versão de 31 cavalos) e depois de arrancar de um semáforo consegue alcançar os 50 km/h em apenas 2,6 segundos. A velocidade máxima é de 120 km/h nas duas versões e a autonomia máxima ronda os 130 quilómetros (100 na versão menos potente).
A bateria de 8,9 kWh tem uma capacidade de 60,6 Ah e está instalada sob o assento, na posição mais baixa possível. Pode ser carregada na sua totalidade em cerca de quatro horas e 20 minutos, mas com um carregador rápido, este valor pode passar para menos de duas horas.
Com o objetivo de oferecer a melhor experiência de condução possível, a BMW testou as várias formas de regeneração de energia e otimizou os modos de condução (Eco, Rain e Road) para deixar que o condutor escolha aquele que melhor se adapta à sua rotina. Há ainda um quarto modo (Dynamic) disponível como opção e é apenas neste que se conseguem extrair as melhores prestações deste modelo.
É com este modo ativo que ganham ainda mais expressão as novas afinações do sistema de ABS, com capacidade para garantir uma travagem mais eficaz mesmo em curvas mais acentuadas, mas também o controlo de estabilidade inspirado nos modelos com motor de combustão, que limita a quantidade de binário e o controlo de tração, disponível como opção, que doseia a aceleração da melhor forma, mesmo em inclinação.
Disponível no equipamento de série está o monitor com 10,25 polegadas de diâmetro, onde podemos visualizar a instrumentação, mas também o sistema de navegação e os menus de ligação ao nosso smartphone. Enquanto o telefone está a carregar num compartimento específico, podemos receber as informações de novas mensagens e diversas outras, mesmo em andamento.
Resta referir a presença de um completo nível de equipamento que não dispensa, por exemplo, um sistema de iluminação totalmente em LED, com indicadores de direção dinâmicos e uma coreografia visual que nos consegue cumprimentar ou despedir-se de nós de uma forma muito cativante. As hipóteses de personalização deste modelo, segundo a marca, são bastante numerosas e incluem mesmo edições especiais como a pintada de Magellan Grey com detalhes em laranja, como a que vemos nas imagens.