Previsto para chegar ao mercado português no início de 2023, o novo RZ 450e é o primeiro Lexus desenvolvido de raiz para a propulsão totalmente elétrica e representa o próximo passo da marca no sentido de se tornar 100% elétrica até 2030, nos mercados da Europa ocidental e central.
De linhas bem vincadas e pronunciadas, o novo SUV da Lexus apresenta um design exterior assumidamente distinto dos modelos mais convencionais, tirando partido do facto de ser um elétrico. Também a traseira pretende transmitir um visual moderno e tecnológico, do qual se destaca a assinatura luminosa que percorre toda a largura do carro.
Ao nível da condução, os engenheiros da Lexus preocuparam-se em garantir que no RZ 450e seria confortável, mas ao mesmo tempo emocionante. Motivo pelo qual colocaram a bateria de iões de lítio integrada no chassis, por baixo do habitáculo, garantindo, assim, um baixo centro de gravidade e um melhor desempenho em estrada. A bateria é de 96 células e tem uma potência total de 71,4 kW.
Como opção, o novo SUV elétrico poderá ser equipado com One Motion Grip, um sistema de direção steer-by-wire, no qual a tradicional coluna de direção é substituída por uma ligação elétrica que envia os movimentos do volante para as rodas. Aquele vem associado a um volante tipo manche de avião, em formato borboleta.
Sobre a autonomia e o tempo de carregamento, questões que surgem de imediato sempre que é apresentado um novo automóvel elétrico, a Lexus não quis adiantar valores. A marca refere que “serão anunciados posteriormente”, mas adianta que a autonomia deverá superar os 400 km.
Para mover o RZ 450e, a Lexus optou pela solução de dois motores elétricos, colocando uma unidade de 150 kW (201 cv) no eixo dianteiro e outra de 80 kW (107 cv) no eixo traseiro, desta forma dotando-o de tração integral.
Quanto ao habitáculo, os designers da Lexus optaram por uma abordagem limpa e minimalista, onde sobressai o teto panorâmico (opcional) com proteção térmica e luminosidade ajustável. O sistema de infoentretenimento Lexus Link inclui navegação baseada em nuvem e função de reconhecimento de voz, que também serve para aceder ao novo assistente de bordo “Hey Lexus”.
No capítulo da segurança, o RZ 450e é generoso nos sistemas de ajuda à condução que disponibiliza. A Assistência à Manutenção da Faixa de Rodagem sem mãos e o Assistente de Condução Proativo são alguns deles.