Mobilidade

Novo RZ 450e é primeiro Lexus desenvolvido de raiz para propulsão elétrica

SUV equipado com dois motores elétricos chega ao mercado português no início de 2023. Autonomia deverá superar os 400 km
Texto

Previsto para chegar ao mercado português no início de 2023, o novo RZ 450e é o primeiro Lexus desenvolvido de raiz para a propulsão totalmente elétrica e representa o próximo passo da marca no sentido de se tornar 100% elétrica até 2030, nos mercados da Europa ocidental e central.

De linhas bem vincadas e pronunciadas, o novo SUV da Lexus apresenta um design exterior assumidamente distinto dos modelos mais convencionais, tirando partido do facto de ser um elétrico. Também a traseira pretende transmitir um visual moderno e tecnológico, do qual se destaca a assinatura luminosa que percorre toda a largura do carro.

Ao nível da condução, os engenheiros da Lexus preocuparam-se em garantir que no RZ 450e seria confortável, mas ao mesmo tempo emocionante. Motivo pelo qual colocaram a bateria de iões de lítio integrada no chassis, por baixo do habitáculo, garantindo, assim, um baixo centro de gravidade e um melhor desempenho em estrada. A bateria é de 96 células e tem uma potência total de 71,4 kW.

Como opção, o novo SUV elétrico poderá ser equipado com One Motion Grip, um sistema de direção steer-by-wire, no qual a tradicional coluna de direção é substituída por uma ligação elétrica que envia os movimentos do volante para as rodas. Aquele vem associado a um volante tipo manche de avião, em formato borboleta.

Sobre a autonomia e o tempo de carregamento, questões que surgem de imediato sempre que é apresentado um novo automóvel elétrico, a Lexus não quis adiantar valores. A marca refere que “serão anunciados posteriormente”, mas adianta que a autonomia deverá superar os 400 km.

Para mover o RZ 450e, a Lexus optou pela solução de dois motores elétricos, colocando uma unidade de 150 kW (201 cv) no eixo dianteiro e outra de 80 kW (107 cv) no eixo traseiro, desta forma dotando-o de tração integral.

Quanto ao habitáculo, os designers da Lexus optaram por uma abordagem limpa e minimalista, onde sobressai o teto panorâmico (opcional) com proteção térmica e luminosidade ajustável. O sistema de infoentretenimento Lexus Link inclui navegação baseada em nuvem e função de reconhecimento de voz, que também serve para aceder ao novo assistente de bordo “Hey Lexus”.

No capítulo da segurança, o RZ 450e é generoso nos sistemas de ajuda à condução que disponibiliza. A Assistência à Manutenção da Faixa de Rodagem sem mãos e o Assistente de Condução Proativo são alguns deles.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP. É aqui que vão estar em maio
Microcarro da Silence tem bateria amovível que se transporta como uma mala
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras