Mobilidade

Novo híbrido plug-in Peugeot 408 chega a Portugal. PHEV a partir de €44.600

Familiar de grandes dimensões adota um estilo de carroçaria radicalmente diferente dos seus antecessores. No futuro chegará uma versão 100% elétrica
Texto

Está a chegar a Portugal o novo Peugeot 408, modelo que quebra a tradição com as berlinas ou carrinhas do segmento dos automóveis familiares de maiores dimensões. Apresenta-se num estilo de carroçaria ‘fastback’, ou seja, com uma secção traseira com inclinação acentuada e oferece duas motorizações híbridas plug-in.

Se nos concentrarmos na estética, o novo 408 nada tem que ver com os seus antecessores 407 e 406. É mesmo o primeiro automóvel do seu género na história da Peugeot, ao adotar esse estilo ‘fastback’ que lhe confere uma postura mais dinâmica e desportiva, com alguns detalhes curiosos como é o caso do recorte invertido do para-choques traseiro.

A habitabilidade neste modelo com 4,69 m de comprimento é, de acordo com a marca francesa, um dos seus pontos fortes, em particular na segunda fila de bancos. A bagageira, com 536 litros de capacidade, é igualmente generosa, o que torna o 408 “à prova de famílias”.

Peugeot 408 - AWAY
Peugeot 408

Na zona dianteira do habitáculo encontramos o ambiente já conhecido dos últimos Peugeot, o chamado i-Cockpit, que se caracteriza pelo volante compacto e pelo ecrã tátil saliente (neste caso de 10 polegadas) que concentra as funcionalidades de infoentretenimento, com ampla conetividade.

O novo 408 é composto por seis câmaras e nove radares, pelo que podemos encontrar uma vasta oferta de sistemas de ajuda à condução, nomeadamente cruise control adaptativo com função stop and go; alerta de tráfego traseiro, que avisa sobre um potencial perigo ao fazer marcha-atrás; vigilância do ângulo morto de longo alcance (75 metros).

Peugeot 408 - AWAY
Peugeot 408

Quanto às motorizações eletrificadas, até que chegue a prometida versão 100% elétrica, o Peugeot 408 disponibiliza duas opções híbridas plug-in (motor a gasolina + motor elétrico de 81 kW), com potências combinadas de 180 ou 225 cv, em ambos os casos acopladas a uma caixa automática de oito velocidades.

A bateria tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 100 kW, estando disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: de série um monofásico de 3,7 kW e como opcional um monofásico de 7,4 kW. O novo Peugeot 408 PHEV está a chegar aos concessionários nacionais por um preço a partir de 44.600 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Aquecimento global pode afetar 3,6 mil milhões de pessoas
O futuro da mobilidade elétrica pode ser um bilugar bem radical
7 dicas para combater a humidade e bolor em casa