Mobilidade

O que mais e menos gostamos na nova carrinha Opel Astra ST híbrido plug-in

Chegou a versão carrinha da nova geração do Opel Astra e está disponível em versão eletrificada
Texto

Disponível em Portugal desde o passado mês de junho na versão de cinco portas, a última geração do Opel Astra cresce agora com a introdução da versão carrinha. O novo Astra Sports Tourer conta com motorização híbrida plug-in e nós fomos testá-la num trajeto que nos levou até à Praia Grande, no concelho de Sintra.

Para trás ficam 10 gerações de carrinhas Astra, lançadas pelo construtor automóvel que há 160 anos começou por fabricar máquinas de costura. O novo Sports Tourer é o mais recente modelo a adotar um conceito de design totalmente novo de uma marca que pretende ser percecionada como mais jovem e dinâmica.

Opel Astra Sports Tourer - AWAY
Opel Astra Sports Tourer híbrido plug-in

A partir de 2028 a Opel vai dedicar-se em exclusivo à produção de modelos 100% elétricos. Muito antes, já em julho de 2023, segundo nos confidenciou a marca, chegará ao mercado o Astra de cinco portas elétrico. A carrinha com o mesmo tipo de alimentação chega no início de 2024.

No Astra Sports Tourer híbrido plug-in de cor azul e matrícula alemã que conduzimos pelos concelhos de Lisboa, Loures e Sintra gostei de praticamente tudo. Trata-se de um automóvel espaçoso, com uma generosa bagageira de 516 litros ideal para famílias e que, de forma engenhosa, tem um compartimento para guardar a chapeleira quando os bancos estão rebatidos (altura em que a capacidade sobre para os 1553 litros).

O cabo de carregamento, quando não está a ser utilizado tem igualmente o seu compartimento próprio, por baixo do piso da bagageira, por forma a não roubar espaço a tudo o que tenhamos necessidade de transportar.

No interior as minhas notas positivas vão para o elevado conforto e para a envolvência proporcionada pelos bancos, assim como para o Pure Panel, designação dada à superfície que integra os ecrãs de instrumentação e de infoentretenimento, ambos digitais, de ótima leitura e orientados para o condutor. É compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios e tem sistema de reconhecimento por voz através do comando “Hey Opel”.

Opel Astra Sports Tourer - AWAY
Opel Astra Sports Tourer híbrido plug-in

O habitáculo, contudo, é também a zona que integra um ponto de que não gostei na nova carrinha Astra. Refiro-me aos materiais e acabamentos escolhidos para as portas. São sete (!) diferentes, entres plásticos e peles sintéticas, entre brilhantes e mate, o que acrescenta uma certa discordância estética que considero dispensável.

Voltando aos pontos positivos deste modelo, tenho a destacar a boa disponibilidade da solução híbrida, que entre motor a gasolina e motor elétrico oferece uma potência combinada de 133 kW/180 cv. O consumo combinado anunciado é de 1,2 litros/100 km. A autonomia de 60 km em modo totalmente elétrico é igualmente interessante.

O novo Opel Astra Sports Tourer híbrido plug-in é comercializado a partir de 39.775 euros.

(Fotos: divulgação e d.r./AWAY)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos