Mobilidade

Trotinetes Bird ajudam comerciantes a retomar negócios em Kiev na Ucrânia

Em Kiev, na capital da Ucrânia voltaram a circular trotinetes elétricas em apoio a vários negócios, de forma gratuita
Texto
Bird ajuda no esforço contra a guerra na Ucrânia
Bird ajuda no esforço contra a guerra na Ucrânia

Em tempo de guerra o engenho e arte dos resistentes é algo de louvar. É o caso da guerra na Ucrânia onde muitos comerciantes, particularmente em Kiev, estão a tentar o impossível para manterem os negócios abertos ou a tentar reabrir de alguma forma.

Mesmo no intervalo dos bombardeamentos russos que insistem em destruir cidades inteiras, é muito complicado circular na cidade. Se antes da bárbara invasão ordenada por Vladimir Putin as trotinetes elétricas já eram uma solução de mobilidade agora parecem ter ganho uma nova importância.

Circular por entre crateras de bombas e obstáculos anti-tanque é agora tão difícil para os automobilistas (quando o podem fazer) como antigamente o era também por entre trânsito normal de uma grande capital.

Comerciantes em Kiev (Foto: Vitaliy Selyk/Bird)

Foi assim que nasceu a ideia do governo local em pedir à Scroll, a plataforma parceira da Bird na Ucrânia, que pudessem voltar a colocar a circular as trotinetes elétricas, mas com um pormenor: que as viagens pudessem ser gratuitas para auxiliar os comerciantes nesta fase difícil.

Como as trotinetes elétricas são compactas, ágeis e económicas tornam-se uma preciosa ajuda para os pequenos comerciantes se deslocarem e também para poderem continuar a servir a população que ainda resiste à atrocidade da guerra.

“O nosso primeiro compromisso é com a população de Kiev, ajudando-os a regressar ao trabalho, apoiando a economia local, defendendo e contribuindo para a reconstrução da Ucrânia” – refere Giorgi Tughushi, CEO da Scroll, em comunicado divulgado pela Bird.

Depois de dois anos a servir a população em Kiev o operador local viu-se, como tantas empresas, de repente no meio de uma indesejada guerra que obrigou o negócio, primeiro a ser suspenso, mas agora, a ser reinventado para auxiliar a população da capital ucraniana.

Antes da guerra, e-scooters em Kiev (Foto: Voronina Kateryna/Scroll)

Trotinetes Scroll em parceria com a Bird em Kiev

A Scroll Scooters foi lançada em Kiev, na Ucrânia, em 2020 como serviço de aluguer de e-scooters e trotinetes elétricas. Trata-se de uma marca que atua em parceria com a Bird, partilhando toda a infraestrutura, material circulante (as trotinetes elétricas) e a aplicação digital.

De acordo com informações do site oficial, o serviço nasceu em Tbilisi na Georgia e conta desde o início com a parceria da multinacional norte-americana Bird, que tem estado a apoiar com várias ações toda a rede no leste da Europa desde o início do conflito na Ucrânia.

Em Kiev até ao início da guerra estavam registadas, para além da Scroll/Bird, a Bolt e a Kiwi, também a operarem com trotinetes elétricas.

(Foto de abertura: Vitaliy Selyk/fotomontagem)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal