Evasão

Airbnb suspende operações na Rússia e Bielorússia e auxilia refugiados da Ucrânia

A empresa norte-americana de alojamentos e experiências disponibilizou 100 mil habitações para refugiados
Texto
Airbnb (Fotos: Direitos Reservados)
Airbnb (Fotos: Direitos Reservados)

A Airbnb, uma das mais importantes empresas mundiais de aluguer temporário de habitações, via plataforma online, anunciou a suspensão de todas as operações na Rússia e na Bielorússia, devido à guerra na Ucrânia.

“Os hóspedes ou clientes de qualquer parte do mundo não poderão mais realizar novas reservas para alojamento ou experiências na Rússia ou Bielorússia” anunciou a empresa norte-americana em comunicado.

Por outro lado “os clientes residentes na Rússia ou Bielorússia também já não poderão realizar mais reservas na plataforma Airbnb”, acrescenta a empresa.

Assim, a partir de 4 de abril já não é possível marcar qualquer alojamento ou experiência na plataforma Airbnb, com destino a estes dois países que têm participado no esforço de guerra iniciado por Vladimir Putin.

Ação humanitária na Ucrânia

A Airbnb está a tentar recuperar dos devastadores efeitos da pandemia Covid-19 em todo o mundo com a paragem do turismo. A guerra na Ucrânia é mais um problema para as viagens, especialmente para o leste da Europa. Mas a empresa está a ajudar como pode.

Em declarações reproduzidas pela Reuters em março, Brian Chesky o CEO da Airbnb, referiu que as pessoas não estavam a reservar habitações na Ucrânia para elas próprias, mas sim para ajudar os anfitriões a conseguirem ter mais algum dinheiro numa altura em que as reservas iriam desaparecer de novo.

No entanto, as dificuldades em processar os pagamentos devido à imposição de fortes restrições financeiras à Rússia, motivadas pela bárbara invasão à Ucrânia, não tem permitido que esta ação seja tão bem-sucedida como desejado e foram criadas outras formas de apoio. Isto porque, vários “hosts” tinham contas bancárias em bancos russos que agora não conseguem fazer chegar o dinheiro aos clientes europeus.

Ajuda direta com alojamento

Uma das soluções encontradas pela Airbnb para ajudar os refugiados foi também a disponibilização de 100 mil alojamentos temporários, prioritariamente na Polónia, Roménia, Alemanha e Hungria (países vizinhos da Ucrânia), para poder ajudar os milhares que fogem da guerra.

Quem quiser ajudar pode ir à plataforma da Airbnb e contribuir com a reserva do alojamento diretamente. No entanto, fica o registo de que a Airbnb não disponibiliza a casa automaticamente. A empresa trabalha com as instituições de acolhimento e são estas a gerir quem, quando e de que forma pode beneficiar da reserva.

(Fotos: Airbnb/Divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal