Face ao impacto humanitário que a guerra na Ucrânia está a ter, a Porsche AG decidiu apoiar duas organizações que estão a atuar no terreno. Ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) doou 750 mil euros, enquanto que à Fundação Ferry Porsche fez uma doação de 250 mil euros que deverá depois ser enviada para as Aldeias de Crianças SOS.
Desde 24 de fevereiro, dia em que a Rússia deu início ao conflito armado contra o país vizinho, que mais de 10 milhões de pessoas se viram obrigadas a abandonar as suas casas para fugir aos bombardeamentos. Deste número, estima-se que seis milhões e meio de pessoas deslocaram-se para outras partes da Ucrânia, enquanto 4,2 milhões cruzaram fronteiras em direção a outros países.
Esta crise humanitária levou várias organizações até à Ucrânia e países fronteiriços para apoiar os refugiados. O ACNUR tem trabalhado no terreno a distribuir materiais de emergência e a apoiar famílias desalojadas e com a doação, a Porsche conta dar apoio financeiro.
Para além da doação de 750 mil euros, a Porsche Ibérica e o Comité Espanhol do ACNUR assinaram um acordo em que a empresa de veículos desportivos se compromete a fazer uma contribuição financeira de cerca de 100 mil euros que será orientado para o programa “Emergência na Ucrânia”.
De acordo com o comunicado da marca, o valor angariado será a soma das doações feitas pela Porsche Ibérica, pela Porsche Financial Services e pela rede de Centros Porsche.
Em Portugal, a Porsche vai cooperar com o Comité Português do ACNUR.
Como parte do acordo entre a empresa e a organização, a ACNUR lançou um website para que quem tenha ligações à marca, seja como cliente ou empregado, e simpatizantes possam contribuir para a campanha de ajuda com doações.