Como é que se torna os transportes públicos mais sustentáveis? Troca-se os veículos por opções elétricas e, se possível, pode instalar-se painéis solares. A Sono Motors, conhecida pelo seu veículo elétrico solar, juntou-se à pepper motion para transformarem um autocarro da Mercedes-Benz num veículo elétrico com painéis de energia solar.
O modelo em questão foi o Mercedes-Benz Citaro C1 que já se tinha tornado elétrico graças à tecnologia da pepper motion, uma empresa que eletrifica veículos comerciais novos e usados. Com a instalação do Solar Bus Kit da Sono Motors, passou a ser alimentado pela energia do sol.
O novo sistema solar é composto por 14 painéis fotovoltaicos semiflexíveis desenhados para a mobilidade que geram 1,3 kWp para o sistema de 24 volts do autocarro.
A energia solar gerada não será utilizada para a condução, mas sim para alimentar o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, entre outros. Desta forma, a bateria de alta voltagem não é sobrecarregada.
Os testes em estrada na Europa vão começar em dezembro e deverão durar dois anos.
A colaboração entre a Sono e a pepper começou com um autocarro, mas tem ambições mais fortes. O objetivo é acelerarem a transição para veículos sem emissões o mais depressa possível.