Mobilidade

Autocarro elétrico a energia solar vai começar a ser testado na Europa

Autocarro da Mercedes foi eletrificado e recebeu 14 painéis fotovoltaicos para alimentar alguns dos seus sistemas
Texto

Como é que se torna os transportes públicos mais sustentáveis? Troca-se os veículos por opções elétricas e, se possível, pode instalar-se painéis solares. A Sono Motors, conhecida pelo seu veículo elétrico solar, juntou-se à pepper motion para transformarem um autocarro da Mercedes-Benz num veículo elétrico com painéis de energia solar.

O modelo em questão foi o Mercedes-Benz Citaro C1 que já se tinha tornado elétrico graças à tecnologia da pepper motion, uma empresa que eletrifica veículos comerciais novos e usados. Com a instalação do Solar Bus Kit da Sono Motors, passou a ser alimentado pela energia do sol.

Autocarro elétrico solar - AWAY
Autocarro da Mercedes elétrico e com painéis fotovoltaicos

O novo sistema solar é composto por 14 painéis fotovoltaicos semiflexíveis desenhados para a mobilidade que geram 1,3 kWp para o sistema de 24 volts do autocarro.

A energia solar gerada não será utilizada para a condução, mas sim para alimentar o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, entre outros. Desta forma, a bateria de alta voltagem não é sobrecarregada.

Os testes em estrada na Europa vão começar em dezembro e deverão durar dois anos.

A colaboração entre a Sono e a pepper começou com um autocarro, mas tem ambições mais fortes. O objetivo é acelerarem a transição para veículos sem emissões o mais depressa possível.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal