Mobilidade

Albufeira será o primeiro município português com frota de autocarros 100% elétricos

Quando renovar completamente a frota Albufeira quer ter 23 autocarros elétricos em toda a frota municipal
Texto
Autocarros elétricos em Albufeira (Foto: Cedidas CMA)
Autocarros elétricos em Albufeira (Foto: Cedidas CMA)

Os primeiros cinco autocarros 100% elétricos começaram a circular em Albufeira no passado dia 22 de setembro e, após um primeiro período experimental, serão completamente integrados na rede de transportes Giro a partir do dia 1 de dezembro

Estes dois minibus e três autocarros standard são os primeiros de um total de 23 viaturas elétricas que o município de Albufeira quer colocar em funcionamento até ao final do ano de 2023.

O objetivo de Albufeira passa por tornar-se no primeiro município português a poder proporcionar aos utentes a utilização de autocarros 100% elétricos em toda a rede.

As cinco viaturas elétricas foram personalizadas com a imagem do GIRO, mas com a cor verde predominante, em vez do azul utilizado anteriormente nas viaturas a diesel, de modo a realçar esta importante mudança.

Posteriormente, aquando da entrada em circulação da totalidade das viaturas elétricas, todos os autocarros passarão a ter esta caracterização, o que irá permitir à população identificar facilmente o momento a partir do qual a frota passará a ser totalmente elétrica.

As novas viaturas vão poder evitar a emissão de várias toneladas de CO2 (cerca de menos 30 toneladas) no município ao mesmo tempo que irão aumentar o número de lugares disponíveis para passageiros (passará de 496 para 1331 quando todos tiverem ao serviço).

Maior oferta e mais sustentável é o objetivo da entrada em funcionamento destes novos autocarros elétricos.

Fotos: Cedidas pela C.M. Albufeira

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente