Mobilidade

Veículo elétrico solar Sion sai em 2023 e já tem 16 mil reservas

Carro da Sono Motors é totalmente elétrico e tem painéis solares que produzem energia para até 245 quilómetros de autonomia por semana
Texto

Nos últimos anos, começaram a surgir mais e mais alternativas aos veículos a combustíveis fósseis, desde veículos elétricos (VE) a carros a hidrogénio. Há também uma outra fonte de energia que parece estar a ganhar mais tração: veículos elétricos solares. A prova disso é o Sion, da marca alemã Sono Motors, que apesar de ter data de lançamento para 2023, já conta com mais de 16 mil reservas.

O Sion é um VE que recebe energia solar, graças aos painéis fotovoltaicos instalados na carroçaria. Numa semana, os painéis produzem energia suficiente para 112 quilómetros de autonomia, podendo este valor subir até aos 245 quilómetros dependendo das condições.

Estes painéis são bastante resistentes graças aos materiais usados na sua construção. Em vez de terem vidro a cobrir os painéis e de terem a tradicional moldura em alumínio, é utilizado termoplástico na sua construção, o que torna os módulos mais leves e resistentes. As células destes painéis são de silicone e conseguem produzir energia mesmo quando o céu está cinzento.

O Sion foi pensado não só para ser um veículo zero-emissões, mas também para ser uma fonte de energia, graças ao sistema bidirecional. Vem com uma tomada elétrica comum de 3,7 kW e uma tomada Tipo 2 de 11kW para aparelhos de alta voltagem.

As especificações também tornam o Sion um veículo a ter em consideração para o dia a dia. A bateria dá-lhe autonomia para até 305 quilómetros e uma capacidade máxima de carregamento de 75kW. A velocidade máxima é 140 km/h.

Para além do sistema onde é possível ter acesso às várias informações de energia e condução através do painel de toque, a Sono criou uma aplicação para telemóvel que disponibiliza a informação em tempo real e que ainda serve como chave digital.

De acordo com a marca, há já mais de 16 mil reservas. A grande maioria das pré-reservas são alemãs, austríacas e suíças, havendo também algumas de Portugal, Espanha, Itália, Holanda e França. O valor do novo veículo elétrico solar tem vindo a aumentar à medida que as pré-reservas vão sendo feitas. Para novas reservas, o preço é de 28,5 mil euros.

Os primeiros veículos deverão ser entregues no início de 2023 e vão ser produzidos na antiga fábrica da Saab, em Trollhättan, na Suécia, pela National Electric Vehicle Sweden.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente