Mobilidade

Tesla usados já custam quase tanto como comprar um novo, mas vale a pena?

Comprar um automóvel elétrico usado é ou não é um bom negócio? A Tesla parece estar a valorizar no mercado de usados e pode não ser a única
Texto
Tesla usado será um bom negócio ao invés de novo? E os carros elétricos de forma geral?
Tesla usado será um bom negócio ao invés de novo? E os carros elétricos de forma geral?

Vais ao site, fazes a simulação e colocas a encomenda. Descobres que só terás carro, na melhor das hipóteses em 2023. Decides então procurar um veículo usado. Quem sabe com poucos quilómetros e assim até poupas algum dinheiro. Espera! É um Tesla que procuras? Provavelmente vai-te custar mais caro no mercado de usados.

Os relatos não são novos, mas parece que há marcas automóveis onde o mercado de usados é inflacionado pela elevada procura. Um exemplo disso parece ser a Tesla.

Numa simulação online no site português da Tesla é possível encomendar um Tesla Model 3 RWD a partir de 54.990 euros e o prazo de entrega previsto entre janeiro e março de 2023. Até aqui tudo bem. Em grande parte das marcas o cenário de entregas é idêntico.

Querendo então acelerar o processo de ter um carro elétrico da Tesla fomos pesquisar online em vários sites e selecionamos dois exemplos. No StandVirtual um Tesla Model 3 RWD de 2022 com 9.500 km foi o melhor que se consegue encontrar e aqui o preço até parece simpático: 49.900 euros. Já no PiscaPisca um Tesla Model 3 SRP com 10.300 km é proposto por 55.900 euros.

Ou seja é muito provável que encontres oportunidades no mercado de usados, mas, como vês é também altamente provável que o preço do usado seja perto ou até superior ao novo. Ainda assim não encontrámos justificação para tanta discussão sobre inflação de preços. O que pode acontecer é que alguns carros sejam importados e isso altera bastante o valor em função de fatores que deves tentar perceber com o vendedor.

Tem especial cuidado com veículos importados, deves certificar-te que te dão as devidas garantias

Porque é que os Tesla não descem de preço?

A verdade é que o fenómeno da Tesla até poderia ser considerado um caso isolado. Mas não é bem assim. Marcas como a BMW, Mercedes-Benz, Audi e outras têm visto alguns dos seus modelos a não desvalorizarem no mercado de usados como até há três ou quatro anos. Talvez a diferença é que há menos Tesla produzidos e por isso há menos no mercado de usados.

Por outro lado, a pandemia, a crise dos semicondutores e das cadeias de distribuição, aliados aos problemas causados pela Guerra na Ucrânia com déficit de alguns componentes a nível mundial, estão a dificultar a produção de carros em todo o mundo. E isso, uma vez mais é um fenómeno que afeta todas as marcas.

Mas vale a pena investir num carro elétrico usado?

A questão principal que se deve colocar é se este é ou não o momento para comprar um carro elétrico usado? Mesmo quando ponderas um semi-novo ou com poucos quilómetros convém ter algum cuidado e já agora procura sempre assistência e garantia em condições.

Decidimos ouvir um especialista e contactamos um dos maiores operadores nacionais de comércio automóvel usado, a Benecar. A pergunta impõe-se, afinal é ou não vantajoso comprar um veiculo elétrico usado nesta altura?

Além da incerteza sobre a fiabilidade do carro elétrico usado, existe ainda o custo do mesmo, que é muito superior ao valor de um carro não elétrico. Outro senão é o preço da própria energia, que já aumentou a nível geral e, para o setor empresarial, registou um aumento de 100% nos últimos tempos, sendo que se prevê que esse valor continue a aumentar. - refere Nuno Grosa, presidente do Grupo Benecar

Ou seja, antes de decidires começar a olhar para o mercado de elétricos usados vê bem se não consegues poupar dinheiro de outra forma. Tens de perceber bem se aquilo que vais pagar irá, de facto, permitir-te poupar dinheiro.

Tudo isto torna a relação custo-benefício nada vantajosa para quem pretende comprar um veículo elétrico usado nesta altura. - conclui Nuno Grosa.

Na dúvida faz as tuas próprias simulações. O que resulta para um utilizador não é certo que resulte para todos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal