Mobilidade

Consumidores têm falta de informação sobre benefícios de veículos elétricos

Documento que revela tendências de consumo dos pretendentes à aquisição de veículos elétricos indica que é necessário maior envolvimento das marcas
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Consumidores não têm consciência dos benefícios dos veículos elétricos
Consumidores não têm consciência dos benefícios dos veículos elétricos

Um estudo global para apurar as tendências de consumo que impulsionam a compra de automóveis elétricos mostrou que os adeptos deste tipo de veículos precisam de mais informação sobre a tecnologia que lhes está associada, já que 42% não estão conscientes de todos os benefícios associados à aquisição de um veículo elétrico.

Realizado pela Kantar, empresa especialista no comportamento do consumidor, para a plataforma de media Teads, o estudo envolveu oito países (Europa e América do Norte) e contou com a participação de 1900 consumidores. Para os construtores automóveis fica o sinal de que estabelecer uma maior ligação com estes, nomeadamente ao nível do reforço da informação relacionada com a tecnologia de veículos elétricos, é fundamental para que se mantenham relevantes e sejam parte integrante do futuro da mobilidade elétrica.

Ao nível do contacto com a informação sobre veículos elétricos por parte dos consumidores, em especial a de âmbito publicitário, o documento mostra que a televisão continua a ser o meio privilegiado. Contudo, as últimas pesquisas da Teads mostram que os possíveis compradores de veículos elétricos confiam cada vez mais nos meios digitais no decurso do seu processo de compra.

Metade dos interessados em adquirir veículos elétricos considerariam desenvolver todo o processo de compra online (contra 35% para os interessados em motores de combustão), e 74% deles manterão esta tendência numa fase pós-pandemia.

Olhando para todos os canais online que influenciam a jornada do consumidor, o estudo revelado pela Teads mostra que os sites de notícias são quase duas vezes mais influentes do que as redes sociais e que em 90% dos consumidores interessados em comprar um veículo elétrico, o contacto com a publicidade online desencadeou uma ação.

A pesquisa da Teads descobriu ainda que visitar o site da própria marca automóvel foi a ação que ocorreu com maior frequência (40%), após o consumidor ver um anúncio online, com mais de 21% dos inquiridos a afirmar que clicaria no anúncio. Os sites das marcas são também as fontes que mais influenciam a decisão de compra, com 80% dos pretendentes a proprietários de automóveis elétricos a confirmarem que aqueles têm um impacto na sua decisão final.

(Fotos: divulgação e Unsplash)

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