Mobilidade

Cepsa instala 1800 carregadores elétricos em Portugal e Espanha

Banco Europeu de Investimento concede empréstimo de 150 milhões de euros à Cepsa para promover mobilidade elétrica
Texto
Posto de carregamento elétrico Cepsa (foto: divulgação)
Posto de carregamento elétrico Cepsa (foto: divulgação)

A Cepsa irá receber um empréstimo de 150 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI) para a instalação de mais de 1800 carregadores ultrarrápidos de veículos elétricos nas suas estações de serviço na Península Ibérica.

O financiamento do BEI irá permitir à Cepsa acelerar o processo de instalação de mais de 1800 carregadores ultrarrápidos para automóveis elétricos, com capacidade de pelo menos 150 kW.

A energética espanhola possui atualmente mais de 130 carregadores ultrarrápidos e tem em curso uma operação para chegar a 330 carregadores, nas principais vias e autoestradas, muito em breve. Até final da década a empresa pretende ter carregadores elétricos com esta capacidade em mais de mil estações de serviço em Portugal e Espanha.

Os carregadores ultrarrápidos com capacidade de 150 kW permitem carregar baterias entre 10 a 80% em apenas 10 minutos (dependendo dos modelos de veículos elétricos).

O financiamento do BEI contribui para alcançar o objetivo do plano REPowerEU de aumentar a segurança energética, reduzindo a dependência da União Europeia nas importações de combustíveis fósseis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio