Mobilidade

Primeiro modelo da Zeekr acaba de sair da linha de produção

A primeira unidade do Zeekr 001 está completa e assinala o início da sua produção, naquela que é uma das fábricas mais avançadas do mundo
PUB

A Zeekr é uma nova marca de tecnologia com soluções de mobilidade elétrica e que tem os automóveis de qualidade Premium como uma das suas prioridades. Nos próximos cinco anos planeia introduzir seis novos modelos no mercado, sendo que o primeiro é o Zeekr 001 e a sua primeira unidade acaba de sair da nova linha de produção da fábrica inteligente de Ningbo, na China.

É apelidado pela própria marca como o mais excitante automóvel elétrico desta geração, deixando para trás todos os outros modelos aborrecidos, tal como podemos ler no comunicado da Zeekr. Este novo modelo, designado apenas por 001, foi apresentado em abril deste ano, um pouco antes do salão automóvel de Xangai.

PUB

Desde esse momento até agora, a marca esteve focada em realizar a grande maioria dos pedidos dos seus potenciais clientes, tendo efetuado testes de desenvolvimento no mundo real em lugares tão díspares como as grandes metrópoles, estradas de montanha e até no deserto. Ainda antes do produto final, estes testes deram origem a diversas atualizações, sempre com o objetivo de oferecer o melhor produto possível.

PUB
PUB

Além disso, e mesmo depois da entrega ao cliente final, a marca já se encontra a desenvolver um conjunto de atualizações OTA (Over The Air), para que cada uma das unidades deste novo Zeekr 001 e o seu sistema de propulsão ZAD (Zeekr Assisted Drive) estejam sempre atualizados.

O primeiro modelo desta nova marca baseia-se na arquitetura de modelos elétricos sustentáveis do Geely Holding Group e conta com dois motores elétricos, capazes de oferecer uma potência máxima muito próxima dos 550 cavalos e um binário de 768Nm. Em termos de prestações, os valores declarados indicam-nos que o 001 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e travar dos 100 aos 0 km/h em 34,5 metros. A bateria tem uma capacidade de 100 kWh e é capaz de ver a sua carga passar dos 10 por cento para os 80 em apenas 30 minutos, enquanto a autonomia declarada (segundo a norma NEDC), fica acima dos 700 quilómetros.

Quanto à fábrica onde o novo Zeekr 001 é produzido, trata-se de uma unidade totalmente conectada através de um sistema 5G+, que permite uma gestão de produção totalmente otimizada e transparente. Conta com mais de 300 robots em áreas como a da soldadura, por exemplo, e a possibilidade de otimização constante, sempre com o objetivo de melhorar o produto final.

PUB

Foi também nesta fábrica que já se realizaram as primeiras entregas ao cliente final, bem como nos novos centros de experiência da marca recentemente inaugurados nas cidades de Hangzhou e Xangai. Para as próximas semanas está prevista a abertura de mais dez centros de experiência, com o objetivo de dar a conhecer a nova marca e o seu novo modelo a ainda mais consumidores.

A criação da Zeekr passa também pela criação de um novo ecossistema de pontos de carregamento que têm a missão de melhorar a experiência de utilização de cada cliente. Até ao final deste ano, está prevista a instalação dos seus carregadores rápidos em cerca de dez cidades, sendo que a sua potência de carregamento máxima poderá alcançar os 360 kW. Em alternativa, estarão também disponíveis as estações já existentes de outros fornecedores, espalhadas por cerca de 272 cidades da China.

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados