Mobilidade

Elétrico EV6 da Kia chega a Portugal com três versões e carregamento até 800V

Crossover da marca coreana demora 18 minutos a receber entre 10% e 80% de carga e vem repleto de tecnologia e sistemas de ajuda à condução
PUB

Acaba de chegar ao nosso país o primeiro automóvel da Kia baseado na nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), que o construtor coreano desenvolveu especificamente para veículos elétricos, numa altura em que se inicia a sua transição para a oferta de veículos com zero emissões. Trata-se do crossover elétrico EV6, que passa a estar já disponível em duas versões: Air, com motor de 125 kW (170 cv), bateria de 58 kWh e a custar 43.950€; e GT-line, com motor de 168 kW (229 cv), equipado com bateria de 77,4 kWh e um preço de 49.950€.

Para o decorrer do primeiro trimestre do próximo ano está prevista a chegada do topo de gama do novo modelo da Kia, o e-GT, equipado com tração integral assegurada por dois motores elétricos (um em cada eixo), diferencial autoblocante eletrónico e a mesma bateria de 77,4 kWh que está presente do GT-line. As prestações são o ponto forte desta versão, com os 100 km/h a serem atingidos em 3,5 segundo e a velocidade máxima a fixar-se nos 260 km/h.

PUB

O novíssimo Kia EV6 conta com sistema de carregamento de 400 V e 800 V, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores. Com o sistema mais potente, a bateria faz o ciclo dos 10 aos 80 por cento de carga em 18 minutos, mas se apenas for necessária uma autonomia de 100 km, o carregamento é conseguido em menos de 4 minutos e meio. As autonomias indicadas pela marca são de 578 km, 740 km e 406 km, nas versões Air, GT Line e e-GT, respetivamente.

PUB
PUB

De assinalar que este modelo integra a nova função “vehicle-to-load”, a qual permite à bateria fornecer 3,6 kW para dispositivos externos. O utilizador pode, desta forma, usar a energia para alimentar, por exemplo, um eletrodoméstico.

Quanto à dinâmica, o Kia EV6 destaca-se pela repartição de peso equilibrada (53/47), conseguida também pela disposição plana do conjunto dos módulos de bateria, e pelos quatro modos de condução oferecido ao condutor (Eco, Normal, Sport ou Snow), os quais alteram o mapeamento de binário, a direção, o controlo de estabilidade e os sistemas de gestão de energia.

Criado segundo a nova filosofia de design da Kia – “Opposites United” – o crossover coreano é marcado por um habitáculo no qual foram aplicados materiais sustentáveis, como sejam os revestimentos em couro vegan ou os tecidos produzidos a partir de plástico reciclado, com o equivalente a 111 garrafas de água de meio litro. A tecnologia está fortemente presente, a começar pelos dois ecrãs curvos de 12,3” do painel de instrumentos e do sistema de infoentretenimento, e pelo head-up display (HUD) com tecnologia de realidade aumentada.

PUB

Ao nível dos sistemas de ajuda à condução, o EV6 está equipado com assistência à condução em autoestrada, assistência à prevenção de colisões pelo ângulo morto e assistência à prevenção de colisões frontais, entre outros.

De referir que o EV6 assinala o pontapé de saída para a estratégia de médio-longo prazo da Kia para veículos eletrificados (elétricos; híbridos; híbridos plug-in). A marca coreana pretende que até 2030 as suas vendas sejam compostas por até 40% deste tipo de veículos, ou seja 1,6 milhões de unidades por ano.

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados