Apostada em fornecer cada vez mais soluções de mobilidade elétrica, em especial para ambientes urbanos, a BMW revelou dois novos protótipos para utilização individual, muito diferentes entre si e no tipo de utilização a que se destinam.
A “Concept Dynamic Cargo” apresenta-se como uma espécie de pick-up em forma de bicicleta. Conta com três rodas e uma zona de carga que pode ser usada para o transporte de objetos, ou mesmo de crianças, em função do tipo de acessório modular que se quiser instalar. A sua característica principal, salienta a BMW, é o facto de o quadro dianteiro estar ligado à secção traseira através de um eixo pivot, que possibilita a inclinação em curva. Desta forma, a secção traseira mantém-se estável em curva, sem se inclinar para o exterior desta.
Está equipada com uma motorização elétrica ligada às duas rodas traseiras, a qual é ativada assim que o ciclista inicia a marcha, com o objetivo de tornar esta bicicleta tão fácil de conduzir como qualquer outra. Juntamente com a conceção da plataforma de carga não pivotante, faz com que o condutor mal se aperceba de que transporta carga, assegura a marca alemã.
E se o mau tempo é, muitas vezes, um motivo para não se usar a bicicleta como transporte alternativo ao automóvel, com a “Concept Dynamic Cargo” esse problema não se coloca, já que pode ser montado um sistema modular de proteção contra as intempéries.
Embora responsável pelo design, a BMW não pretende ser a própria a produzir esta inovadora bicicleta, pelo que está a desenvolver conversações com parceiros potencialmente interessados. Tal como acontece com o outro protótipo (este sim, de duas rodas) a que deu o nome “Clever Commute”: uma trotineta concebida tendo em conta a necessidade de redução de tamanho, quando a sua utilização combina a deslocação em transportes públicos.
A “Clever Commute” é uma trotineta elétrica dobrável, que se destaca pelo sistema que permite a reclinação do eixo vertical e da roda traseira, adotando assim um formato quase plano e muito compacto. O facto de a roda traseira poder ser “encaixada” na base onde se colocam os pés representa uma redução de comprimento muito significativa face a outras opções de mercado. Assim, a “Clever Commute” pode ser facilmente transportada em transportes públicos ou numa escada rolante (especialmente útil para quem se desloca de metro).
Tal como a “Concept Dynamic Cargo”, a “Clever Commute” está equipada com motor elétrico (no caso desta na roda dianteira), sendo que as baterias de ambas podem ser facilmente removidas para serem carregadas em casa.