Energia

Investigadores da FCTUC criam novo material para equipamentos eletrónicos

Equipa da Universidade de Coimbra desenvolve nanocompósito que pode ser usado como condutor transparente e flexível
Texto
Novo material para equipamentos eletrónicos
Novo material para equipamentos eletrónicos

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveu um nanocompósito de metal líquido revestido de grafeno, que pode ser usado como condutor transparente em dispositivos eletrónicos e painéis solares de próxima geração.

Liderada por Mahmoud Tavakoli, diretor do Laboratório de “Soft and Printed Microelectronic” do Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a equipa envolvida no estudo demonstrou que nanopartículas de metal líquido revestidas de óxido de grafeno podem ser transformadas em elétrodos semitransparentes e condutores.

A transformação ocorre através de uma técnica de processamento a laser rápida, de baixo custo e escalável, o que poderá vir a ter um enorme impacto no desenvolvimento e produção de equipamentos como ecrãs flexíveis, painéis solares flexíveis e até biossensores vestíveis (wearable).

Mahmoud Tavakoli salienta o “passo importante” que este estudo representa no desenvolvimento de ecrãs muito flexíveis e resistentes.

“Os metais líquidos proporcionam elasticidade e autorregeneração, além de serem excelentes na dissipação térmica”

Os investigadores acreditam que, no futuro, estas nanopartículas com propriedades especiais poderão ser impressas em grandes superfícies condutoras.

“Nós demonstrámos que é possível fabricar de forma rápida (em poucos segundos), a baixo custo e em larga escala, estes novos elétrodos”, acrescenta o investigador da FCTUC.

Numa próxima fase, adiantou Mahmoud Tavakoli, a investigação irá “explorar o uso de outros tipos de lasers para melhorar a condutividade ou transparência dos elétrodos, bem como estudar aplicações desta técnica nas áreas de eletrónica de filmes finos, sensores de gás e humidade e dispositivos de armazenamento de energia”.

Fotos: Cedidas pela Universidade de Coimbra (corpo) / Unsplash (abertura)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal