Entre as 1406 instituições de ensino superior de todo o mundo que concorrem no Times Higher Education Impact Ranking 2022 (THEIR), ranking de sustentabilidade nos campus e atividades académicas, a Universidade de Coimbra alcançou o 26º lugar e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) ficou classificada no 78º lugar, sendo as únicas duas instituições académicas portuguesas entre o Top 100 deste ranking.
A UC teve a sua melhor qualificação com o 4º lugar a nível mundial em termos de Indústria, Inovação e Infraestrutura e a UTAD alcançou a sua melhor performance com Vida Terrestre, um 7º lugar mundial.
Organização responsável pela avaliação do cumprimento dos 17 ODS da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, o THEIR 2022 atribuiu à UC um total de 94,1 pontos e à UTAD um resultado global de 89,9 pontos, em 100 possíveis.
A nível global a Western Sydney University, Austrália, ficou em primeiro lugar com 99,1 pontos, seguida da Arizona State University of Tempe, Estados Unidos da América (98,5 pontos) e da Western University of Canada (97,8 pontos).
A melhor universidade europeia, no cômputo geral, surge em 8º lugar e fica situada no Reino Unido, a Newcastle University (96,5 pontos).