Sustentabilidade

Politécnico de Beja com pós-graduação em Gestão Sustentável do Setor Olivícola

Escola Superior Agrária em Beja vai apostar na formação de profissionais especializados em sustentabilidade
Texto
Zona florestal (Foto: Patrick Fore/Unsplash)
Zona florestal (Foto: Patrick Fore/Unsplash)

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) acaba de lançar uma nova pós-graduação em Gestão Sustentável do Setor Olivícola, uma forma de qualificar recursos humanos e responder aos novos desafios da sustentabilidade.

O novo curso será ministrado na Escola Superior Agrária (ESA) do IPBeja e terá como destinatários empresários e responsáveis de organizações ligadas à produção, à transformação e à comercialização de azeitona ou azeite e a técnicos do setor público, de associações interprofissionais e da banca que tenham por âmbito o setor olivícola.

Em declarações à agência Lusa, a coordenadora da pós-graduação Maria Isabel Patanita refere que o curso, “é uma ação de formação num setor cada vez mais importante económica e socialmente na região Alentejo, e poderá contribuir para a atualização dos conhecimentos e a aquisição de novas competências dos técnicos do setor”.

A professora, responsável pelo curso acrescenta ainda que “está sempre presente a necessidade, cada vez maior, de uma abordagem responsável e sustentável” das atividades económicas do setor, do ambiente e da qualificação e de “fixação de ativos” no Alentejo.

Gestão sustentável para aquisição de competências

Os participantes na pós-graduação irão poder adquirir competências nas áreas de produção, transformação e comercialização de azeite e azeitona de mesa, bem como terão o conhecimento que permitirá identificar as potencialidades de produtos portugueses a nível mundial e também incrementar habilitações e competências que permitam desenvolver o setor olivícola em Portugal.

Maria Isabel Patanita acrescenta que a pós-graduação, que terá a participação de várias entidades e especialistas nacionais e estrangeiros, surgiu de um “desafio lançado” ao IPBeja por três entidades da região que são parceiras, nomeadamente a Olivum - Associação de Olivicultores do Sul, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e a empresa ML - Consultoria Agrícola.

Os interessados em frequentar a primeira edição da pós-graduação podem inscrever-se até sexta-feira e as aulas vão decorrer entre 03 de junho e 22 de outubro, às sextas-feiras e sábados, com interrupção letiva entre 15 de julho e 01 de setembro.

(Fotos: Cortesia IPBeja)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”