Mobilidade

BMW mostra o futuro da M com um modelo exclusivo e muito arrojado

A BMW M vê o seu futuro em formato de SUV e com uma entrada ponderada no mundo da eletrificação. O resultado visual é o novo Concept XM
PUB

Tem um visual de concept digno de salão, de todo e qualquer ângulo da sua carroçaria e quem esteve no Art Basel’s 2021, em Miami, confirma que concept se destaca não só pelo seu tamanho, como também pelo desenho mais arrojado.

Os traços do novo Concept XM da BMW M apresentam a linguagem estilística dos futuros topos de gama da marca bávara, mas também o novo estilo dos modelos da família X, duas categorias que estão cada vez mais próximas.

PUB

A BMW M também aproveita para destacar conceitos como a presença da eletrificação nos seus modelos, ainda que de uma forma mais ponderada e menos radical, que começa apenas com um novo sistema híbrido de prestações elevadas, desenvolvido a pensar exclusivamente nos modelos mais potentes da M.

PUB

No caso deste Concept XM, estes são também os primeiros traços que nos mostram mais ou menos como será a versão final de produção, prevista para chegar ao mercado no final do próximo ano e que será produzida na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos.

A unidade motriz não é exclusivamente alimentada por eletricidade. Em vez disso, a BMW optou por um novo sistema híbrido (M Hybrid) que inclui uma motorização elétrica de prestações elevadas e um motor V8 a gasolina, oferecendo assim o melhor de dois mundos.

PUB

Em conjunto, conseguem passar para o sistema de tração integral cerca de 750 cavalos de potência e 1000 Nm de binário, o que deixa antever prestações bastante impressionantes, extraídas do mesmo sistema híbrido que também consegue deixar rolar este Concept XM em modo puramente elétrico ao longo de 80 quilómetros.

Enquanto o desenho da carroçaria revela uma enorme grelha dianteira e um sistema de iluminação com óticas muito esguias, que quase passam despercebidas se não estiverem acesas, o habitáculo inclui um painel de instrumentos curvo de grandes dimensões, a partir do qual o concept se liga ao resto do mundo.

Conhece o novo elétrico da BMW

Nos lugares traseiros, a área assemelha-se a um lounge luxuoso, de onde melhor se pode assistir ao espetáculo de iluminação do tejadilho, oferecido por esculturas tridimensionais construídas apenas com luz e onde marcam presença as três cores exclusivas da BMW M.

Continuar a ler
Home
Tão giro! O Microlino tem 230 km de autonomia e é perfeito para as cidades
Empresa chinesa quer arrancar com táxi aéreo na Europa em 2025
Este é o carregador elétrico mais rápido do mundo