Energia

Grupo VW contrata profissionais da Apple e da BMW para a produção de baterias

Construtor alemão foi buscar dois profissionais à Apple e à BMW para liderar os programas de desenvolvimento de baterias, nomeadamente as de estado sólido
Texto
Grupo Volkswagen (foto: Volkswagen)
Grupo Volkswagen (foto: Volkswagen)

A Volkswagen reforçou os seus quadros na área de produção de baterias com a contratação de dois proeminentes profissionais da Apple e da BMW.

Soonho Ahn trocou o cargo de chefe do desenvolvimento global de baterias, na Apple, pela divisão de baterias do grupo automóvel alemão. Antes disso, passou pela Samsung SDI como responsável pelo desenvolvimento de baterias de iões de lítio na empresa sul-coreana, tendo posteriormente ascendido ao cargo de vice-presidente para as áreas de baterias de nova geração e inovação de materiais.

Laboratório de baterias

Joerg Hoffmann foi a outra contratação da Volkswagen, tendo-se juntado ao grupo em outubro como diretor do programa de gestão para baterias de estado sólido. Esteve na BMW por 21 anos e, embora não sejam conhecidos todos os cargos que terá desempenhado no fabricante alemão, sabe-se que foi responsável pelas áreas de baterias, células de combustível e unidade elétrica nos bávaros da BMW.

As contratações agora conhecidas têm por premissa o empenho que o Grupo Volkswagen colocou na produção em série de baterias de estado sólido, tendo sido um dos fabricantes a estabelecer um prazo mais curto para a sua comercialização – 2025 – juntamente com a Toyota. O grupo alemão acredita que a sua conceção mais simples (por comparação com as tradicionais baterias de iões de lítio) se traduz em maior eficiência e custos de produção mais reduzidos.

(Fotos: Volkswagen)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel