Atualidade

11 dicas para te manteres quente em casa sem gastares dinheiro

Partilhamos dicas para afastares o frio sem aumentares a conta de eletricidade
Texto

Ainda estamos em pleno inverno e, apesar de os dias terem estado soalheiros, parece que o vento e o frio voltaram em força. Com muitas das casas a serem frias, manter uma temperatura confortável sem aumentar muito a conta da luz é um verdadeiro desafio para muita gente.

A boa notícia é que há formas de manter uma temperatura confortável em casa mesmo quando não se têm janelas que isolam bem e não se quer ligar os aquecedores. 

11 truques e hábitos que ajudam a afastar o frio até nos dias com temperaturas mais baixas. Isto, claro, sem fazer disparar a fatura da eletricidade nem fazer um grande buraco na conta bancária.

Frio - AWAY
Dicas para enfrentar o frio (foto: Amin Hasani/Unsplash)

11 dicas para afastar o frio de casa sem aumentar a fatura da luz

1. Pode parecer uma coisa de outros tempos, mas a botija de água quente pode ser a tua melhor aliada em dias de frio. Aquece água e põe a botija nas pernas enquanto estás em teletrabalho ou a estudar, a ver televisão no sofá ou até na cama.

2. Os clássicos “chouriços” para as portas podem ser uma excelente forma de evitar que entre frio em casa.

3. Aposta em tapetes grossos no chão já que estes ajudam a reter o calor.

4. Escolhe o pijama que usas com atenção e opta por utilizar um polar, de flanela ou até de seda, já que este material é um regulador térmico e mantém o calor entre os fios.

Forno - AWAY
Aproveita o forno (foto: Tyson/Unsplash)

5. Investe em roupa de cama mais quente, como de flanela ou até polar. Vai tornar o momento de ir para a cama muito mais agradável e confortável.

6. Os cortinados são grandes aliados. Em dias cinzentos, fecha-os, e em dias soalheiros, abre-os. Podes também escolher cortinados mais grossos no inverno que ajudam a manter o calor acumulado dentro de casa.

7. Este pode parecer óbvio, mas se a casa está fria, uma boa forma de te aqueceres é fazendo exercício. Evita transpirar muito pois terás ainda mais frio quando o corpo arrefecer.

8. Usa meias quentes e opta por chinelos com sola de borracha para não deixares os pés arrefecer em contacto com o chão.

Frio - AWAY
Agasalha-te em casa (foto: Pixabay)

9. Agasalha-te até quando estás em casa. Opta por polares, roupa térmica e mais uma camada de roupa. Vais ver que assim sentes menos necessidade de ligar os aquecedores.

10. Quando cozinhares alguma coisa no forno, depois de o desligares, deixa-o aberto. Assim o calor vai espalhar-se pela divisão. Panelas ao lume tenta que estejam sempre com tampa já que o vapor vai acabar por arrefecer a divisão.

11. Aquece-te com bebidas quentes, quer seja um chá, um leite ou até um chocolate quente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade