Fantástico

SpaceX de Elon Musk lançou hoje 48 satélites da rede Starlink

A rede de internet que a Ucrânia solicitou a Musk teve hoje um forte reforço em órbita com 48 novos satélites
Texto
SpaceX
SpaceX

A empresa SpaceX do multimilionário Elon Musk lançou hoje, dia 09 de março, 48 satélites, da rede Starlink em direção à órbita baixa da Terra.

O 41º lançamento da empresa norte-americana, ocorreu no complexo espacial Space Lauch Complex 40 (SLC-40) situado em Cape Canaveral, na Flórida. O momento foi gravado e partilhado nas redes sociais da empresa às 13:45 UTC.

Esta é quarta missão deste específico foguetão Falcon 9, de um total realizado pela SpaceX de uma dezena em apenas dois meses.

Este mesmo foguetão (rocket Falcon 9) já colocou em órbita também satélites Arabsat-6A, STP-2 e Cosmo-SkyMed. O Falcon 9 irá regressar à Terra e pousar no droneship “A Shortfall of Gravitas”, uma plataforma flutuante fixa no Oceano Atlântico.

Crise com a Rússia vai provocar alterações no programa

A Rússia fornecia os motores dos foguetões da SpaceX até há pouco tempo, mas deixou de o fazer em resposta às sanções americanas. No entanto a empresa de Elon Musk está já a procurar alternativas. E os responsáveis da empresa até nem parecem muito preocupados.

“É tempo para vassoura americana voar e ouvir os sons da liberdade” , afirmou o diretor da SpaceX durante o lançamento. Esta frase foi uma aparente resposta ao diretor da agência espacial russa, Dmitry Rogozin, que afirmou “deixem eles voar em qualquer outra coisa, nos cabos das vassouras, por exemplo” – referindo-se ao cancelamento do envio de motores de rocket por parte da Rússia.

Starlink poderá vir a ter mais de 40 mil satélites

Starlink é uma gigantesca constelação de satélites de transmissão que a SpaceX está a construir na subórbita da Terra. Esta rede já tem mais de 2 mil satélites (desde 2019) e será reforçada nos próximos meses.

A empresa de Elon Musk ainda tem permissão para lançar 12 mil satélites, mas já pediu aprovação mais 30 mil e pretende levar internet a todos os locais do planeta até mesmo aos mais remotos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal