Tem um visual bastante diferente, digno de um verdadeiro concept de salão e marcou presença na última edição do IAA Mobility que se realizou em Munique. Representa um enorme compêndio de ideias que a BMW tem vindo a desenvolver com o objetivo de gerir da melhor forma a utilização de recursos naturais durante todas as fases do ciclo de vida de cada modelo.
Com o BMW i Vision Circular, a marca mostra-nos o que queria dizer há uns tempos, quando nos apresentou a sua nova ideia de economia circular, inteiramente dedicada à reciclagem e à reutilização de matérias-primas. Mas mostra-nos também que a reciclagem e o luxo podem muito bem andar de mãos dadas.
Neste modelo de quatro lugares, de motor elétrico e que se pode deslocar de uma forma completamente autónoma, poderemos encontrar diversos detalhes e soluções, que estão a ser estudadas para os próximos modelos da marca, mas que representam a visão do que poderá ser o automóvel compacto no ano 2040, centrada diretamente na sustentabilidade e no luxo.
Os tradicionais rins da grelha dianteira fundem-se com o sistema de iluminação, formando uma área totalmente digital e mesmo o logo da marca é gravado a laser com o objetivo de dispensar a presença de componentes desnecessários. Na secção traseira, o sistema de iluminação segue a mesma ideia do painel digital dianteiro e quando o carro está desligado, apenas o logo da marca fica visível. Na zona inferior do para-choques e das saias laterais, a área de desenho mais sofisticado e com um visual marmoreado é totalmente produzida a partir de plástico reciclado.
O formato da carroçaria segue uma linha única, quase como um pequeno monovolume e o facto de contar com um sistema de propulsão totalmente elétrico só ajuda a conseguir um habitáculo muito mais amplo e luxuoso. Os painéis usados dispensam a presença de tinta e enquanto a zona dourada é conseguida com o alumínio anodizado, a zona azulada da seção posterior foi produzida usando o mesmo processo de aquecimento do aço que provoca estas mudanças de tom.
Os pneus ligeiramente transparentes usam um composto de borracha natural, produzida de uma forma sustentável e as jantes também são concebidas com uma utilização mínima de materiais, não esquecendo as funções aerodinâmicas e de arrefecimento do sistema de travagem.
A bateria destinada a alimentar o sistema elétrico é totalmente sólida, o que permite uma densidade de energia muito superior. É produzida quase na sua totalidade com materiais reciclados e com uma redução significativa na utilização de recursos naturais.
Outra das ideias está já pensada para o momento em que o automóvel chega ao seu fim de vida. Contempla a desmontagem simples de diversos componentes e pode ser observada na forma como as rodas podem ser facilmente desmontadas, mas também os assentos, na instrumentação e até no estofo do assento traseiro, que está cosido apenas com um cordão para mostrar esta mesma facilidade, ainda que de uma forma elegante e harmoniosa.
As duas poltronas dianteiras e a maioria dos tecidos são produzidas a partir de plástico reciclado. O volante e os diversos frisos que se combinam com as áreas de cristal encontradas a bordo são impressos em 3D usando partículas de madeira e os sons emitidos pelo BMW i Vision Circular foram criados pelo compositor Hans Zimmer.
Claro que isto é apenas uma amostra de tudo aquilo que o BMW i Vision Circular tem para oferecer, mas com apenas estas ideias, a curiosidade de conhecer o futuro do mundo automóvel e da mobilidade fica maior a cada dia.