Fantástico

Orquídeas dão tema a um Rolls-Royce Phantom Extended muito especial

A encomenda de um exemplar único do modelo desencadeou projeto que envolveu uma equipa durante um período de dois anos
Texto

As orquídeas dão tema a mais uma criação muito especial e única da Rolls-Royce – o “one of one” Phantom Orchid, feito em resposta a uma encomenda proveniente de Singapura.

Concebido a partir do Phantom Extended, o exemplar único dado a conhecer pelo construtor britânico é resultado de uma equipa dedicada. Só no processo de conceção do design das bonitas e exóticas flores que pontuam o exterior e interior da carroçaria estiveram envolvidas sete pessoas num trabalho que demorou 200 horas.

Selecionada como tema inspirador de resiliência, beleza e força, a orquídea é considerada a mais cobiçada das plantas ornamentais, pelas suas características de elegância, exotismo, graciosidade, mas também robustez. É a primeira vez que esta planta é usada como elemento decorativo de um Rolls-Royce, num projeto que envolveu designers e artesãos durante um período de dois anos.

A orquídea é vista em muitas facetas da vida asiática, a lembrar que a sua resiliência lhe permite adaptar-se e prosperar, independentemente do ambiente em evolução. Para o Phantom Orchid colaborámos com a premiada artista Helen Amy Murray na criação de uma obra de arte em seda única e esculpida à mão”, explicou Michael Bryden, designer principal da Rolls-Royce Bespoke, a divisão de modelos feitos por encomenda, em referência ao painel frontal do tablier que a marca chama de “the Gallery”.

Artista Helen Amy Murray

Para a conceção do “the Gallery”, Amy Murray começou por ilustrar o desenho à mão antes de criar uma versão digital que pudesse imprimir diretamente no cetim. A parte final do processo envolveu uma meticulosa escultura manual das flores, libertando camadas de tecido para criar um efeito 3D.

Para além do generoso painel do tablier, o tema de orquídeas tem outras expressões neste exemplar único do Phantom Extended, como nas mesas rebatíveis colocadas nas costas dos bancos dianteiros, nas placas iluminadas na base dos arcos das quatro portas, ou nas laterais exteriores, junto ao capô.

Como é habitual neste tipo de exemplares totalmente feitos por encomenda, a personalização não ficaria completa sem a aplicação na carroçaria de uma cor especialmente criada para o efeito, pelo que este Phantom Orchid recebe o “Arctic White” com a adição de uma tonalidade de violeta.

Combinada com partículas finas de vidro através de um processo especial, o resultado cria neste modelo muito especial um efeito cintilante que, segundo a Rolls-Royce, muda à medida que o vemos de diferentes ângulos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade