Fantástico

Primeiro projeto NFT da Lamborghini conta com o artista suíço Fabian Oefner

Iniciativa Space Time Memory apresentou cinco peças de arte que estabelecem uma ligação entre o mundo físico e o digital
Texto

A Lamborghini acaba de divulgar que o seu primeiro projeto NFT (token não fungível) já está em leilão até dia 4 de fevereiro de 2022. Denominado Space Time Memory, o projeto artístico junta um elemento físico e um elemento digital, o NFT. Ao todo são cinco unidades artísticas projetadas e desenvolvidas pelo artista suíço Fabian Oefner

A obra física, a Space Key, foi a primeira a ser apresenta. É uma peça do tamanho de uma unha de polegar, construída em fibra de carbono e reproduzida cinco vezes. As cinco unidades estiveram sete meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) como parte de investigação da Lamborghini. 

Fabian Oefner a trabalhar na peça

Depois de regressarem à Terra e passarem por numerosos testes científicos, as peças foram gravadas pelo artista suíço com um código QR único que dá acesso ao NFT. Cada peça física dá acesso a uma fotografia de um conjunto de cinco que captaram, em segundos diferentes, um Lamborghini Ultimae a ser enviado para o espaço, enquanto a transmissão, suspensão e centenas de peças mais pequenas são expulsas do chassi como se fossem a chama de exaustão de um foguetão. 

"O que me interessou ao criar este projeto foi a intersecção entre o mundo digital e o mundo físico. Este fascínio pode ser visto em duas facetas do projeto. Por um lado, o carro e os seus componentes; algo físico e real transforma-se em algo digital; uma fotografia de um momento no tempo, que nunca existiu. Por outro, a peça de fibra de carbono; algo físico e tangível, que serve como chave de acesso à experiência digital da peça de arte”, explica Fabian Oefner, em comunicado da marca automóvel.

O construtor italiano anunciou que o leilão já está aberto, tendo começado no dia 1 de fevereiro e decorrendo até dia 4 de fevereiro. As licitações par a obra de arte poderão ser feitas no site da Lamborghini especialmente criado para o efeito.

Um token não fungível (Non-Fungible Token - NFT) é um ativo digital único, colecionável e exclusivo que está ligado ao desenvolvimento da tecnologia blockchain (um registo digital de transações financeiras) e ao fenómeno das criptomoedas. Esta negociação de ativos é extremamente rentável e atrativa para as marcas, até porque os NFT não podem ser reproduzidos.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal