Fantástico

Porsche Taycan usado como tela para obra de arte multimédia

Para celebrar os 70 anos na Austrália da Porsche, elétrico Taycan foi personalizado e transformado em três peças de arte multimédia
PUB

Os Art Cars são um conceito de arte moderno que tem cativado muitos adeptos por unir a arte ao mundo automóvel. Um dos mais recentes trabalhos foi feito com um Porsche Taycan e o resultado foram três obras de arte contemporâneas em formato multimédia.

Foi com o objetivo de assinalar os 70 anos de presença na Austrália que a Porsche cedeu um Taycan Turbo, o veículo elétrico da marca, para que este fosse transformado em arte pelo artista contemporâneo Nigel Sense. O objetivo da intervenção artística era angariar fundos para o Centro de Arte Contemporânea da Austrália.

PUB

Com a carroçaria em branco como base, o artista contemporâneo Nigel Sense criou uma decoração que foi posteriormente transformada em película para ser aplicada na carroçaria do Taycan.

PUB

Depois disso, o fotógrafo Derek Swalwell escolheu o cenário ideal para a realização de três fotografias muito especiais, num ambiente de arquitetura contemporânea, relacionada com uma componente ambiental mais consciente.

Mas a ideia não termina aqui. Como se trata de três obras de arte multimédia, foi também convidado o compositor Gene Shill, com o objetivo de criar o ambiente sonoro para estes três trabalhos. Usando como base a sonoridade emitida pelo Taycan, foi adicionado um ritmo de acordo com este ambiente e com o jogo de cores da decoração criada por Nigel Sense.

PUB

O resultado foram três obras de arte multimédia, desenvolvidas com a ajuda da Fanzone Media GmbH, uma empresa especializada em arte digital e outros colecionáveis, e que incluem o seu registo no Blockchain em NFTs (non-fungible tokens). São estes “tokens” que certificam a originalidade de cada peça digital, garantindo a comercialização e propriedade de formatos digitais como fotos, vídeos, áudio e outros.

O Porsche Taycan é o primeiro automóvel totalmente elétrico da Porsche e representa uma nova era na história da empresa”, refere Daniel Schmollinger, Managing Diretor e CEO da Porsche Cars Australia.

Além disso, é também o modelo da Porsche mais avançado digitalmente e nós quisemos celebrar isso, desafiando os limites das obras de arte mais tradicionais que envolvem automóveis e transformando-as num bem digital. O resultado é o reflexo de uma Austrália natural e moderna, ligando a herança com o futuro.

As três obras de arte contemporânea em formato multimédia que resultaram deste projeto já foram leiloadas no site SuperRare.com, uma plataforma dedicada ao comércio de arte digital, que usa moeda digital (Ethereum) como divisa. Os valores obtidos com esta venda foram totalmente encaminhados como donativo para o Centro de Arte Contemporânea da Austrália.

PUB

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Home
Comprar um veículo elétrico em segunda mão. Prós e contras
Preço dos combustíveis com aumento na 2ª feira
Descobre como a resiliência fará parte das smartcity do futuro