Evasão

Turistas portugueses optaram por viagens curtas e na Europa em 2022

Estudo da agência eDreams sobre turismo demonstra os hábitos de viagem dos portugueses em 2022 e faz previsão para 2023
Texto

Depois de dois anos marcados pela pandemia e pelas dificuldades em viajar, muitos portugueses retomaram os passeios em 2022 e os países na Europa voltaram a ser o destino de eleição. Os hábitos na hora da marcação é que parecem ter mudado de vez.

A eDreams, uma agência de viagens online, já apresentou os resultados do seu estudo anual “A Year In Travel 2022” que permite perceber quais foram as preferências e os comportamentos dos viajantes em 2022.

Quando se fala nas viagens dos portugueses, as três cidades de eleição foram Paris, Londres e Madrid. Analisando os outros destinos populares, entre eles Funchal, Ponta Delgada, Luxemburgo e Amesterdão, denota-se uma clara inclinação para viagens na Europa.

Destino europeus - AWAY
Destinos europeus são os preferidos (Foto: O. Pidvalnyi/Pexels)

Os portugueses voltaram a preferir viagens na Europa em vez de viagens em Portugal, o que parece indicar que começam a sentir-se mais confiantes para sair do país.

Na hora de decidir a duração, 53% dos portugueses inquiridos referiu que optam por viagens curtas, de até 4 dias. De acordo com a eDreams ODIGEO, as viagens de entre 7 a 13 dias ganharam terreno e as com duração entre 5 e 6 dias parecem ter bastantes adeptos.

Portugueses optam por viagens de até 4 dias (Foto: C.Dayrit/Unsplash)

Um hábito que parece ter ficado dos dois anos de pandemia prende-se com as reservas de viagens. Quase metade dos inquiridos portugueses opta por viagens de última hora, fazendo a reserva com até 15 dias de antecedência. Esta tendência é também encontrada a nível internacional.

O estudo da eDreams fez uma primeira análise daquilo que poderão ser as viagens em 2023. Já foi possível verificar que as viagens no continente europeu vão continuar, no entanto, há cada vez mais pesquisas para viagens de longa duração, para destinos como Nova Iorque, São Paulo ou Rio de Janeiro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal