Evasão

Queres conhecer a Europa por 335 euros em 7 dias? Vê como fazer um Interrail

Comboio elétrico é uma das formas mais sustentáveis de poderes viajar por toda a Europa durante um longo período de tempo
Texto
Viajar pela Europa de comboio via Interrail
Viajar pela Europa de comboio via Interrail

Imagina um passe que te permite viajar confortavelmente de comboio por toda a Europa sem qualquer limite de viagens. Agora imagina que esse passe é flexível e tem um preço bem acessível. Já existe e chama-se Interrail. Vamos todos a bordo?

Se ainda não experimentaste fazer um Interrail este artigo é para ti. Se já experimentaste partilha a tua opinião nas nossas redes sociais.

O Interrail é uma experiência inesquecível que poderás fazer a sós ou acompanhado.

E inclusive podes optar apenas por viajar em comboios elétricos e ter toda uma viagem bem mais sustentável do que de avião.

No que consiste um interrail?

O Interrail é um bilhete para viagens de baixo curto disponível em 33 países europeus.

Com um preço fixo o utente pode fazer um número ilimitado de viagens durante o período que comprou o bilhete.

Tens o Interrail Global Pass que te permite marcar viagens em 4, 5 ou 7 dias no prazo de um mês, 10 ou 15 dias, no prazo de dois meses, 15 dias seguidos, 22 dias seguidos ou ainda 1, 2 ou 3 meses seguidos.

Com o Interrail One Country Pass podes viajar pelo país que escolheres durante 3, 4, 5, 6 ou 8 dias, no prazo de um mês

Quais os custos e descontos?

Abaixo dos 11 anos os jovens acompanhados pelos pais não pagam. E, até aos 27 anos ou com mais de 60 anos há acesso a tarifas especiais.

Por exemplo um passe Flexi de 7 dias de viagem com um mês de validade pode custar apenas 335 euros. Isso atualmente dificilmente daria para um bilhete low cost de avião.

Tens várias combinações e podes escolher como quiseres, as únicas limitações são os lugares de TGV ou outros comboios de lugar marcado em que tens antecipadamente de reservar o lugar.

Também pode ser flexível com determinado numero de viagens em determinado período.

Como funciona?

O bilhete pode ser comprado até 11 meses de antecedência, mas na verdade é praticamente possível marcar um interrail de um dia para o outro (há uma app ou o site da CP por exemplo).

Uma vez mais só tens de ter cuidado com comboios que exijam reserva de lugar e onde pode haver lugar a taxa adicional.

Seleciona o país ou vários que queiras visitar, escolhe a validade do teu passe, deves indicar se quer viajar em 1.ª ou 2.ª classe.

Ouve aqui o podcast AWAY sobre como fazer um Interrail

Como planear o interrail?

Primeiro deves decidir quais os países e cidades que queremos viajar. Temos de tomar decisões. Mais tempo a bordo ou mais tempo para ver a cidade?

Dica: se queres ver a cidade opta por viajar de noite e até poupas em estadias. Mas, por outro lado se queres ver as paisagens opta por horários de final do dia que normalmente terás deslumbrantes cenários à tua espera.

Quando programares a viagem deves perceber se compensa ou não pagar um extra por uma classe superior. Na Europa a maioria das linhas tem bons comboios e podes não ganhar nada de especial em pagar um extra.

Vantagens principais do Interrail

A mobilidade, o comboio não te obriga a ir sempre sentado. O conforto, podes ir ao WC quanto te apetecer ou até ir comer. Abrir a janela, apanhar ar, fazer fotos e ver as paisagens. Sim, incomparável com a foto através da janelinha do avião..

A flexibilidade, podes ver vários países numa única jornada e poderás conhecer imensas pessoas novas.

Desvantagens do Interrail

Apesar de poderes planear em antecedência a verdade é que não sabes se de repente chegas a um determinado país e há greve nos comboios. Mas isso pode igualmente ocorrer quando viajas de avião.

Toma bem nota das alternativas e antes de viajares tenta consultar e ter bem à mão os links dos sites dos operadores ferroviários de cada destino para estares melhor informado se existirem greves.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal