Sustentabilidade

Fundação EDP promove sustentabilidade nas escolas

Sustentabilidade nas escolas é o objetivo de programa "Your Energy" da Fundação EDP
Texto
Crianças na escola (foto: GPoint Studio/Freepik)
Crianças na escola (foto: GPoint Studio/Freepik)

A Fundação EDP está a promover o lançamento do programa “Your Energy” nas escolas de todo o país, com o objetivo de divulgar os temas da sustentabilidade, promovendo junto dos alunos valores, atitudes e conhecimentos no âmbito das energias renováveis, direitos humanos e consciencialização para a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este projeto é realizado com o apoio da Direção Geral da Educação (DGE), através da Direção de Serviços de Projetos Educativos.

“Your Energy” é uma plataforma online gratuita para apoiar o mundo escolar, que oferece, através da utilização de novas tecnologias e da gamificação, conteúdos didáticos e lúdicos relevantes para alunos dos 6 aos 16 anos (fichas, jogos interativos, vídeos de experiências e trabalhos manuais, etc).

A plataforma é também uma ferramenta importante para professores, aos quais disponibiliza vários recursos pedagógicos, adaptados a diversas disciplinas, dando-lhes o apoio necessário para despertar mais o interesse dos alunos acerca dos temas da sustentabilidade, bem como para promover aulas mais interativas e dinâmicas, incentivando o trabalho em equipa.

Com este projeto, que conta com o apoio do Ministério da Educação, a Fundação EDP quer desenvolver nos jovens uma consciência de sustentabilidade, bem como de responsabilidade social e ambiental, fundamentais para a construção de um futuro sustentável. Em Espanha, o programa existe desde 2010, tendo já chegado a mais de 540 mil alunos.

Com esta iniciativa a Fundação EDP reforça a sua intervenção na área da Educação, com o objetivo de criar junto de comunidades, e em particular dos jovens, ferramentas para pensar o futuro nos temas da sustentabilidade e da transição energética justa. Fazê-lo em contexto escolar é de uma importância estrutural, pelo que esta parceria com a Direção Geral da Educação é extremamente relevante”, salienta Vanda Martins, administradora da Fundação EDP com o pelouro da Inovação Social, em comunicado de imprensa.

Para José Carlos Sousa, diretor de serviços de Projetos Educativos da Direcção-Geral da Educação, “o Projeto Your Energy constitui-se como mais um recurso que se enquadra em diferentes domínios da Estratégia Nacional de Educação para a cidadania e que pretende promover os princípios, as competências e os valores inscritos no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.” E acrescenta: “Tendo os domínios da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável como grande suporte, o projeto procura envolver os jovens dentro e fora da escola em dinâmicas que visem preservar o planeta e que em simultâneo criem em si e nos outros a vontade intrínseca do o fazer.”

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Já conduzimos o novo BYD Seal. Será o maior rival do Tesla 3?
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 4 a 10 de dezembro
Preço dos combustíveis na próxima semana de 4 a 10 de dezembro