Energia

Descida nos combustíveis para a semana: gasóleo 17 cêntimos e gasolina 13 cêntimos

Governo não mexe no ISP e avança com previsão 1 cêntimo acima das previsões feitas pela AWAY já hoje de manhã
Texto
Posto de combustível
Posto de combustível

O Governo decidiu afinal manter a redução das taxas de ISP para a próxima semana, mesmo com a previsível descida do preço dos combustíveis.

Em comunicado, o Ministério das Finanças adianta que na próxima semana irá ocorrer “uma queda no preço dos combustíveis na ordem dos 17 cêntimos por litro de gasóleo e 13 cêntimos por litro de gasolina”.

Face à instabilidade do mercado (o barril de Brent, depois de arrancar a sessão a 107 dólares por barril, estava a comercializar a 107,85 às 19h30, de acordo com dados recolhidos pela AWAY junto do OilPrice), o governo decidiu manter os mesmos valores de descida decretados na semana passada.

Esta evolução do preço por litro “deveria resultar numa redução da receita do IVA que conduziria a um ajustamento das taxas unitárias do ISP em 2,6 cêntimos, no caso do gasóleo, e 2 cêntimos no caso da gasolina, de acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias", pode ler-se no comunicado do Governo.

No entanto, e perante a "incerteza da evolução da conjuntura", bem como a expectativa de respostas coordenadas a nível europeu, o Governo decidiu que esta semana "não será feita a correspondente atualização de ISP [Imposto sobre Produtos Petrolíferos]".

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal