Energia

EDP Renováveis assina primeiro contrato de energia eólica na Grécia

Portfólio eólico de 78 megawatts da EDPR assegura fornecimento à Mytilineos
Texto
Energia eólica - EDP Renováveis (foto: divulgação)
Energia eólica - EDP Renováveis (foto: divulgação)

Cinco anos após a entrada no mercado grego a EDP Renováveis (EDPR) acaba de assegurar o primeiro grande contrato de aquisição de energia (CAE) de longo prazo a partir de um portfolio instalado de energia eólica de 78 megawatts (78 MW).

O primeiro CAE de longo prazo da EDPR na Grécia foi assinado com a Mytilineos que assim assegura um fornecimento de energia verde assente nos três projetos da energética localizados em Voiotia (parques de 23 MW e 35 MW) e Achaia (parque de 21 MW).

Este acordo irá permitir à EDPR acelerar o desenvolvimento dos projetos de energia eólica que tem na Grécia, adiantando a energética que espera que todos os parques eólicos entrem em funcionamento até 2025.

energia eólica - away
Mytilineos pretende assegurar contratos de aquisição de energia verde (foto: divulgação)

O CAE com a Mytilineos irá ainda permitir que a EDPR possa produzir mais de 232 GWh, o equivalente ao consumo de 60 mil lares na Grécia. Este projeto evita ainda a emissão de cerca de 100 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente.

Por seu lado a Mytilineos procura a oportunidade de assegurar contratos de aquisição de energia verde, para a sua própria carteira, para reduzir custos de energia, mas também para o oferecer aos seus parceiros comerciais.

Mytilineos - Away
Mytilineos na Grécia (foto: divulgação)

De acordo com o comunicado de imprensa, este novo conjunto de parques eólicos possibilita à EDPR assegurar 11,2 GW do objetivo de 20 GW que tem a nível mundial estabelecido no plano de negócios 2021-2025. Esta transação permite ainda à EDPR atingir mais de 3,6 GW do objetivo de 6,7 GW para adições de capacidade renovável na Europa durante 2021-2025.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal