Energia

Maior parque mundial de energia eólica da EDPR inaugurado no Brasil

EDP Renováveis amplia operação e atinge 1,1 GW de produção de energia renovável instalada
Texto
Parque eólico de Monteverde/Brasil, EDP Renováveis (foto: divulgação)
Parque eólico de Monteverde/Brasil, EDP Renováveis (foto: divulgação)

Acaba de ser inaugurado no Brasil o maior complexo eólico da EDP Renováveis (EDPR) em todo o mundo, com 14 parques eólicos e capacidade instalada de 580 megawatts (MW).

O novo complexo da EDPR, com um total de 138 turbinas eólicas, fica situado no Estado do Rio Grande do Norte e poderá produzir energia suficiente para abastecer mais de 1,5 milhões de pessoas por ano.

edp brasil - away
Parque eólico de Boqueirão – Brasil (foto: EDPR/divulgação)

Este projeto inclui os parques eólicos Monte Verde I-VI, Boqueirão I-II e Jerusalém I-VI que, juntos, têm a capacidade de produzir cerca de 3 mil gigawatts-hora/ano (GWh/ano) e evitar o equivalente à emissão de mais de um milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

Desta forma, a EDP Renováveis mantém a sua forte aposta no mercado brasileiro, onde já tem instalados mais de 1,1 GW de energia renovável (800 MW instalados nesta região e mais 300 MW em construção).

“Temos em desenvolvimento no país mais de 7 GW em energia eólica e solar, que esperamos colocar em operação já nos próximos anos”, afirma Duarte Bello, administrador executivo da EDP Renováveis para a Europa e América Latina.

O novo parque de energia eólica assegurou a criação de 3 mil empregos durante o planeamento e construção, devendo ainda contribuir para a fixação de 80 novos empregos para a operação e manutenção.

edp brasil - away
Parque eólico de Monteverde – Brasil (foto: EDPR/divulgação)

De acordo com o comunicado de imprensa, a EDP Renováveis desenvolveu também projetos de responsabilidade social na região com impacto positivo em pelo menos 700 habitantes, ao promover a formação e qualificação de cidadãos e fornecendo condições para melhorar a economia local.

A empresa dinamizou também naquele Estado o seu programa Keep it Local, oferecendo cursos especializados em energias renováveis a mais de 40 habitantes, com o objetivo de aumentar o emprego em zonas rurais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente