Energia

Figueira da Foz recebe estudantes do programa Partilha com Energia da EDP

Final da 6ª edição do programa de intercâmbios regionais entre alunos do secundário contou com perto de 400 participantes
Texto
Figueira da Foz (Foto: E. Lebourgeois/Flickr)
Figueira da Foz (Foto: E. Lebourgeois/Flickr)

Perto de 400 alunos e professores de 16 escolas secundárias do país estiveram reunidos na Figueira da Foz no âmbito do programa educativo Partilha com Energia, criado pela EDP para promover intercâmbios regionais entre alunos do ensino secundário.

Sob o mote Viaja Para Partilhar e com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, o evento constitui a final da 6ª edição do programa educativo da elétrica nacional, lançado há oito anos com o objetivo de envolver as comunidades das regiões em que a empresa mantém centros de produção de energia.

A ações previstas no programa Partilha com Energia, que decorreram entre 28 de abril e 4 de junho, contaram com a participação de estudantes do ensino secundário de 12 escolas de norte a sul do país, nomeadamente das regiões de Sines, Tomar, Sertã, Figueira da Foz, Cinfães, Lamego, Ponte da Barca e Proença-a-Nova.

No evento final, os estudantes das escolas presentes estiveram em palco a partilhar as suas experiências de viagem, com vídeos e testemunhos pessoais. O encontro na Figueira da Foz incluiu ainda um debate com antigos participantes e com professores, para além da presença de autarcas de alguns dos municípios envolvidos.

Criado em 2014 e destinado a jovens entre os 15 e os 19 anos de idade, o Partilha com Energia é um programa educativo pioneiro, inserido na estratégia de responsabilidade social da EDP, que visa promover relações fortes entre comunidades, assim como dar a conhecer os recursos dos diferentes territórios e contribuir para a sua valorização.

Para tal, as equipas de estudantes são desafiadas a planear, gerir e executar intercâmbios com escolas de diferentes municípios, promovendo assim a partilha de conhecimento de cada território durante essas viagens.

Para 2023 a EDP já prometeu a realização de uma nova edição do programa, que contará com o envolvimento de mais empresas do grupo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal