Energia

EDP faz parceria com Lhyfe para expandir projetos de hidrogénio renovável

Acordo com empresa francesa prevê desenvolvimento e gestão de novos projetos no campo do hidrogénio verde renovável
Texto
EDP Renováveis aposta em hidrogénio
EDP Renováveis aposta em hidrogénio

A EDP Renováveis (EDPR) continua a apostar no hidrogénio verde e, agora, fez um acordo industrial com a Lhyfe, uma empresa francesa que aposta na produção de hidrogénio verde renovável. Esta parceria irá permitir às duas companhias “identificar, desenvolver, construir e gerir projetos em conjunto nesta área de negócio”, explica a EDPR em comunicado.

Este acordo prevê que a empresa portuguesa forneça eletricidade renovável aos projetos de geração de hidrogénio da Lhyfe, que atualmente possui uma carteira de mais de 4,8 GW de capacidade total instalada. As empresas irão também trabalhar em conjunto para identificar oportunidades para desenvolverem novos projetos em conjunto, sendo que a EDPR poderá participar com até 50% do capital necessário.

Desta forma, a EDPR espera expandir o seu portefólio, especialmente em França, ao mesmo tempo que alcança mais know-how operacional e comercial na área do hidrogénio renovável.

Esta parceria representa também mais um passo para a EDP alcançar o objetivo de 1,5 GW de capacidade de produção de hidrogénio verde até 2030. Nos últimos tempos, a empresa portuguesa tem estado envolvida em vários projetos de hidrogénio, como o GreenH2Atlantic, que prevê a produção de hidrogénio renovável em Sines.

O hidrogénio mostra-se como uma aposta interessante, já que se prevê que a procura global aumente em seis vezes até 2050, com a participação de hidrogénio renovável a representar 60% da procura total.

(Fotos: captura Lhyfe e Emiliano Arano/Pexels)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas