Energia

Fatura de luz e gás: descobre como podes pagar menos

Há um simulador que ajuda a perceber qual será o melhor fornecedor de luz e gás para o teu consumo energético
Texto
Pagar contas (foto: WayHomeStudio/Freepik)
Pagar contas (foto: WayHomeStudio/Freepik)

Numa altura em que os preços de tudo parecem estar constantemente a aumentar, é importante encontrar formas de poupar no final do mês. Uma boa opção, é começar por garantir que se está a pagar o mínimo possível pela eletricidade e gás natural.

Com o mercado liberalizado, há vários fornecedores de luz e gás, cada um com ofertas comerciais diferentes que dão resposta a necessidades de consumo variadas. É por isso importante estar atento e ir fazendo simulações para se perceber se há como poupar na fatura da energia.

Uma boa ferramenta a usar é o simulador criado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que permite comparar os preços das ofertas comerciais de eletricidade e gás natural.

Como funciona o simulador da ERSE

O simulador de preços de energia da ERSE compara as ofertas comerciais disponíveis para os clientes de eletricidade e de gás natural em Portugal continental. Isto permite que vejas qual a comercializadora de energia que tem a oferta que melhor se adapta às tuas necessidades.

É possível fazer uma simulação rápida, usando os filtros já pré-definidos pela ERSE, ou uma simulação personalizada, em que tens de dar informações sobre potência contratada, opção horária e dados sobre o consumo.

A simulação apresentada pela ERSE mostra o valor anual que se vai pagar fazendo a mudança para a proposta em questão.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade