Dakar 2020: uma nova era começa na Arábia Saudita

Prova arranca no domingo e promete uma luta intensa pela vitória
Texto
Nasser Al Attiyah  (Lusa)
Nasser Al Attiyah (Lusa)

O Dakar 2019 arranca este domingo para a sua 42.ª edição de uma prova que terá lugar integralmente na Arábia Saudita e que marca a nova era da prova, depois de três décadas em África, e mais uma na América do Sul.

Desta forma a edição 2020 do Dakar, vai arrancar este domingo em Yeda, a segunda cidade mais importante da Arábia Saudita e promete uma luta intensa pela vitória entre a Toyota e a Mini até ao próximo dia 17, dia em que a prova termina em Riade.

Até lá os pilotos tem pela frente um traçado repleto de dunas, com um total de 7.500 km, dos quais 5.000 contra o relógio, o que faz deste Dakar o mais longo dos últimos 10 anos, em termos de percurso cronometrado.

A luta pela vitória entre os carros vai estar centrada no comportamento da Mini e da Toyota, com a marca nipónica a ser apontada como a principal favorita depois da vitória de 2019.

Nasser Al-Attiyah colocou no ano passado a Toyota no rumo das vitórias na prova e por isso é apontado como o principal favorito a subir ao lugar mais alto do pódio no final da corrida, numa prova em que conta com Fernando Alonso, Giniel de Villiers e Bernhard Ten Brinke como companheiros de equipa.

Do lado da Mini X-Raid, Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel, tem como missão levar os novos John Cooper Works buggies à vitória.

Sianz venceu a prova em 2018 com a Peugeot e aos 57 anos de idade procura repetir o feito. Já Peterhansel, que este ano conta com o navegador português Paulo Fiúza, vai tentar chegar à sua 14ª vitória no Dakar.

Nas motos a KTM parte para a prova à procura da sua 19.ª vitória consecutiva na prova e à partida para este novo capitulo do Dakar, a equipa austríaca faz alinhar os três últimos vencedores do Dakar. Toby Price, Matthias Walkner, Sam Sunderland.

É certo que a tarefa da KTM não vai ser fácil até porque a Honda surge nesta edição do Dakar disposta a travar finalmente o domínio da marca austríaca.

No entanto a KTM tem em Sam Sunderland uma das suas apostas mais fortes, já que o piloto britânico reside no Dubai e é um dos pilotos que melhor conhece as areias do deserto da Arábia Saudita.

Sam Sunderland venceu o Dakar em 2017 e obteve o terceiro lugar na última edição da prova e quer desta vez confirmar o seu favoritismo.

Na Honda Joan Barreda, Kevin Benavides, Ricky Brabec, José Ignacio Cornejo e Aaron Maré, tudo vão fazer para conquistar a vitória no Dakar que tem fugido à marca nipónica perante o domínio da KTM.

Apesar da luta entre a KTM e a Honda nas motos ninguém se pode esquecer das equipas Husqvarna, Yamaha e mesmo da Hero que surge neste novo Dakar reforçada com o português Paulo Gonçalves.

Depois de seis temporadas ao serviço da Honda, Paulo Gonçalves surge com ambições renovadas e disposto a lutar pelo lugares cimeiros da classificação, numa prova onde as surpresas podem acontecer.

A Hero conta ainda com Joaquim Rodrigues Jr., que já mostrou que é um piloto rápido, com Sebastian Bühler e o indiano C.S. Santosh.

Entre os restantes portugueses, Mário Patrão volta a estar inserido na equipa oficial da KTM e António Maio regressa à prova aos comandos de uma Yamaha e os dois pilotos querem lutar pelo top 20 no final da prova.

Já Fausto Mota (Husqvarna) tem como objetivo voltar a terminar no top 30 na sua quinta participação no Dakar.

Entre os SSV o chileno ‘Chaleco’ López, vencedor da última edição do Dakar é o principal favorito à vitória na mais recente categoria da prova.

Contudo o piloto chileno sabe que vai contar com uma concorrência bastante apertada a começar pelo brasileiro Reinaldo Varela, que venceu a prova em 2018, para além do espanhol Gerard Farrés ou mesmo o russo Sergey Karyakin, vencedor do Dakar em 2017 em Quad.

Esta categoria conta apenas com um português, Pedro Bianchi Prata que vai assumir o lugar de navegador de Conrad Rautenbach.

No final de três dias de verificações ficamos a saber que 342 veículos receberam sinal verde para o início da 42.ª edição do Dakar. São 144 motos , 23 quadriciclos, 83 carros, 46 SSVs e 46 camiões. 

A nova era do Dakar Rally arranca no domingo na Arábia Saudita e no próximo dia 17 vamos ficar a conhecer os vencedores do novo Dakar

Etapas

05-01 Etapa 1: Yeda/Al Wajh – 319 km de especial - 752 km total

06-01 Etapa 2: Al Wajh/Neom – 367 km de especial - 401 km total

07-01 Etapa 3: Neom/Neom – 404 km de especial - 489 km total

08-01 Etapa 4: Neom/Al Ula – 453 km de especial – 676 km total

09-01 Etapa 5: Al Ula/Ha'il – 353 km de especial – 563 km total

10-01 Etapa 6: Ha'il/Riade – 478 km de especial – 830 km total

11-01 Dia de descanso em Riade

12- 01 Etapa 7:  Riade/Wadi al-Dawasir – 546 km de especial –741 km total

13-01 Etapa 8: Wadi al-Dawasir/Wadi al-Dawasir – 474 km de especial – 713 km total

14-01 Etapa 9: Wadi al-Dawasir/Haradh – 415 km de especial – 891 km total

15-01 Etapa 10: Haradh/Shubaytah – 534 km de especial – 608 km total

16-01 Etapa 11: Shubaytah/Haradh – 379 km de especial – 744 km total

17-01 Etapa 12: Haradh/Riade – 374 km de especial – 447 km total

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023