Dakar 2020: telefones proibidos e pilotos controlados por câmara

Novas regras visam garantir uma prova limpa
Texto
Dakar 2019 (Reuters)
Dakar 2019 (Reuters)

A organização do Dakar revelou agora que a edição de 2020, que arranca já no próximo 5 de janeiro na Arábia Saudita, vai proibir a utilização dos telefones móveis, ao mesmo tempo que passa a controlar os pilotos no interior das suas viaturas.

David Castera, novo diretor da prova, revelou agora em entrevista ao jornal espanhol «Marca» que a organização vai aplicar novas medidas de forma a garantir uma prova limpa.

“Vamos estar muito mais atentos ao uso do telemóvel que passa a estar numa caixa especial, atrás dos pilotos e que vamos fiscalizar no início e final de cada especial", sublinhou Castera.

Recorde-se que o uso do telefone não estava proibido pelo regulamento do Dakar, mas o aparelho não podia estar ao alcance dos pilotos nem estar dotado de dispositivos de geolocalização.

Assim a partir da próxima edição do Dakar a organização vai controlar a ‘proibição’ dos telefones, medida que será complementada com a utilização de câmaras de 360º que vão controlar o interior dos veículos.

"Vamos instalar estas novas câmaras nos primeiros 25 da classificação de cada dia para ver o que acontece no interior das viaturas ". O objetivo é impedir o uso do telefone ou de qualquer tipo de dispositivo GPS que permita aos pilotos obter vantagens na navegação durante a prova. "Vamos tirar todas as dúvidas a todos os pilotos e informá-los que vamos ter uma corrida limpa", garantiu Castera à «Marca».

Outra das novas regras do Dakar é a entrega dos road books um pouco antes da partida para a especial, uma medida que vai ser aplicada em seis das doze etapas da prova e que pretende evitar que as equipas com mais recursos, transformem os road books num mapa de satélite e dessa forma analisem os pontos de maior dificuldade de forma a informar os pilotos e navegadores dos locais de maior complexidade de navegação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida