Os primeiros Treinos Livres para o GP da Bélgica de Fórmula 1 que marcaram neste sexta-feira de manhã o regresso do Mundial depois da paragem de verão fceharam com uma ‘dobradinha’ dos Ferrari na folha de tempos, com Sebastian Vettel na frente de Charles Lecler por 2 décimos de segundo.
Atrás dos Ferrari nos tempos ficaram os dois Red Bull, já a cerca de 1 segundo do alemão, com Max Verstappen a comandar a equipa austríaca, mas com o brilho a ter também de ser repartido com Alexander Albon, que faz a sua estreia com o RB15 – e sabendo já que vai ser penalizado na grelha.
O piloto tailandês foi cerca de 3 décimos de segundo mais rápido do Valtteri Bottas, que encimou a terceira linha dos tempos para a Mercedes, com Lewis Hamilton a passar por problemas mecânicos na maior parte da sessão.
O campeão do mundo esteve uma hora entre saídas para a pista e regressos forçados à box e só conseguiu marcar um tempo – quase 1.4s mais lento do que Vettel – na última meia hora dos TL1. A Mercedes informou que Hamilton teve problemas no acelerador.
UPDATE: Lewis had a problem with the throttle pedal on his first run. It is now being changed 🛠 #BelgianGP pic.twitter.com/RcPE8lNWKn
— Mercedes-AMG F1 (@MercedesAMGF1) August 30, 2019
O regresso da F1 fez-se com Nicholas Latifi a ocupar o lugar de George Russell na Williamn e o piloto de testes acabou por ser mais rápido do que Robert Kubica. O regresso fez-se também logo com um Virtual Safety Car, quando Lance Stroll perdeu parte da tampa do motor e foi preciso retirar os destroços do Racing Point da pista.
It was lift-off after the summer break for the drivers in FP1 at Spa
— Formula 1 (@F1) August 30, 2019
And lift-off for Lance Stroll's engine cover too 👀 😯#F1 #BelgianGP 🇧🇪 pic.twitter.com/Ins2Zdqiem
Os problemas de Stroll não o impediram de comandar o ‘segundo pelotão’ à frente de Renault e McLaren e com os dois carros da Racing Point a entrarem no top 10 dos tempos nesta primeira sessão:
Tempos dos TL1 do GP da Bélgica:
CLASSIFICATION: END OF FP1
— Formula 1 (@F1) August 30, 2019
A 1-2 for @ScuderiaFerrari
Albon only 0.077 behind Verstappen in his first Red Bull session
It's great to be back!#F1 #BelgianGP 🇧🇪 pic.twitter.com/TwHc2mfrh2