Fórmula E: saiba como pode Félix da Costa ser campeão mundial neste sábado

Piloto português lidera a o campaonato com 68 pontos de vantagem a quatro corridas do fim
Texto
António Félix da Costa vence em Marraquexe
António Félix da Costa vence em Marraquexe

António Félix da Costa lidera o campeonato de Fórmula E 2019/20 e pode sagrar-se campeão mundial já neste sábado.

O campeonato de monolugares elétricos da FIA regressou nesta semana às pistas após a pandemia de covid-19 para três rondas duplas do e-Prix de Berlim. O piloto português da DS Techeetah venceu ambas as corridas da primeira série de duas e reforçou a liderança do Mundial para 125 pontos tendo 68 de vantagem sobre o segundo lugar.

Neste momento, o máximo de pontos que é possível obter para qualquer piloto até final do campeonato são 120 no total das quatro corridas por realizar. Em cada Corrida, um piloto pode somar no máximo 30 pontos: 1 por ser o mais rápido na Qualificação; 3 por ser o mais rápido na Super Pole; 25 pela vitória na Corrida; e 1 pela volta mais rápida na Corrida.

Assim, se Félix da Costa terminar com 91 pontos de vantagem sobre o segundo classificado do campeonato após a Corrida deste sábado, o título está garantido, pois o português ficará com uma vantagem inalcançável quando restarão apenas três provas para fazer (com um máximo de 90 pontos para qualquer piloto obter até final).

O piloto de Cascais, também, até pode terminar ‘apenas’ com 90 pontos de vantagem sobre o segundo lugar e ser campeão na mesma, a três corrida do fim. Neste caso, a eventual possibilidade de igualdade pontual final com um adversário no primeiro lugar poderá (desde logo) ser desfeita pelo desempate através do número de vitórias ao longo do campeonato (e assim sucessivamente em relação às melhores classificações, enquanto for necessário).

No plano das vitórias, Félix da Costa já conta com três e todos os outros que já ganharam corridas nesta época apenas o conseguiram – qualquer um deles, sublinhe-se – por uma única vez. Quanto a segundos lugares, o português de 28 anos tem dois.

A terceira corrida da jornada tripla do e-Prix de Berlim realiza-se às 18h00

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família