Mobilidade

Chinesa Geometry lança automóvel elétrico por 8000 euros

O construtor chinês acaba de nos mostrar o seu novo EX3, um Crossover com uma autonomia de 322 km e um preço incrível
PUB

Diretamente da China, chegam-nos boas notícias no campo da mobilidade elétrica. A Geometry, marca de automóveis elétricos do Geely Auto Group (que detém também a Volvo), apresentou o seu novo Crossover de tamanho compacto, com um desenho semelhante a tantos outros modelos que já nos habituámos a ver no nosso dia a dia. Mas o novo EX3 tem um argumento que mais nenhum dos modelos elétricos disponíveis no nosso mercado consegue ter: o do preço. É que, segundo as informações da marca, o Geometry EX3 tem um valor de pré-venda de apenas 59 700 RMB, algo como 8000 euros.

Em Portugal ainda não é possível comprar um modelo da Geometry e, com os impostos que tempos por cá, este valor será completamente diferente. Ainda assim, este lançamento mostra que começamos a caminhar para novas alternativas eletrificadas de valor mais acessível.

PUB

O novo Geometry EX3 é um Crossover de cinco lugares, com autorização para circular em qualquer via pública. Conta com uma autonomia de 322 quilómetros e é possível carregar 80 por cento da bateria de 37,23 kWh em menos de 30 minutos, consoante o carregador que possamos ter disponível.

PUB
PUB

O motor elétrico destinado à sua locomoção tem uma potência máxima em torno dos 95 cavalos e um binário de 180Nm. Tem um sistema de regeneração de energia na travagem, ABS com EBD, airbags, câmaras e sensores de estacionamento e o sistema de monitorização de pressão nos pneus (TPM).

Marcas chinesas entram no mercado europeu com veículos elétricos

Com apenas quatro metros de comprimento, o habitáculo consegue transportar cinco adultos e é possível encontrar 26 espaços de arrumação e ainda existe espaço para uma bagageira com 500 litros de capacidade.

Nos lugares da frente, o maior destaque é o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e o monitor central com oito polegadas, destinado ao sistema de infoentretenimento que inclui um sistema de navegação, comandos de voz, Wi-Fi para todo o habitáculo e diversas outras aplicações, além de diversos serviços de conectividade.

Para já, o novo Geometry EX3 estará apenas disponível no mercado chinês, mas a exportação não está colocada de parte. Será difícil prever se poderá chegar ao mercado nacional ou não, mas claro que o argumento do preço seria algo muito interessante para recebermos no nosso país.

PUB
Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: Back to the future com Porsche Taycan e DeLorean
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2