Atualidade

Combustíveis em Espanha com desconto de 20 cêntimos por litro nas bombas

Desconto vai ser aplicado diretamente em cada estação de serviço espanhola e é feito no final da compra
Texto
Bomba de abastecimento em Espanha
Bomba de abastecimento em Espanha

As estações de serviço em Espanha aplicam a partir de hoje e até finais de junho um desconto de pelo menos 20 cêntimos por litro de combustível aos clientes, medida para conter o aumento dos preços da energia.

O Governo espanhol aprovou a medida no início da semana para atenuar o impacto do preço dos combustíveis nos bolsos dos consumidores e das empresas. O desconto foi aplicado em todas as 11.650 estações de serviço do país a partir das 0:00 de hoje (menos uma hora em Portugal) e estará em vigor, em princípio, até 30 de junho.

A diminuição do preço é aplicada automaticamente no momento do pagamento e será indicada no recibo de compra, apesar de o preço exibido no exterior e em cada terminal de abastecimento continuar a ser o "original".

O regulamento aprovado pelo Governo espanhol na passada terça-feira prevê um desconto mínimo de 20 cêntimos por litro, dos quais 15 cêntimos serão sempre dados pelo Estado e o resto pelas estações de serviço. Muitas das grandes companhias petrolíferas anunciaram descontos superiores, que podem chegar aos 28 cêntimos por litro, ainda que algumas os condicionem à utilização de programas de fidelidade.

O executivo espanhol calculou que a medida custará ao Estado aproximadamente 1.423 milhões de euros.  

Madrid aprovou na terça-feira um montante de 16.000 milhões de euros para o "plano de resposta" ao impacto económica da guerra na Ucrânia. Do montante global, 6.000 milhões correspondem a ajudas diretas e reduções de impostos e outros 10.000 milhões à criação de uma linha de créditos garantidos pelo Estado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023